Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Primeiro Homem e os 50 anos do Homem na Lua

quarta-feira, 31 de julho de 2019

"Um pequeno passo para um Homem, mas um grande passo para a humanidade". Com esta frase o Astronauta Neil Armstrong marcou a história sendo o primeiro Homem a pisar na Lua. Neste ano comemora-se cinquenta anos deste evento, que movimentou muitas pessoas em meio a uma Corrida espacial contra os Russos e que marcou uma geração. Meu pai que assistiu o evento pela Televisão na época trata esse assunto como algo sagrado, e assim como foi para ele, muitas pessoas também sentiram a emoção de ver o homem cruzando o limite do Céu, indo para um novo nível. Em meio as comemorações tivemos um filme fantástico dirigido por Damien Chazelle e estrelado por Ryan Gosling, onde acompanhamos a vida pessoal de Neil Armstrong até o grande dia da missão da Apollo 11 e a chegada até a Lua. Ainda assim existem muitas teorias sobre essa viagem e pessoas que se perguntam se o pouso na Lua foi realmente real. Vamos falar do Filme e das teorias neste texto.


O Filme é fantástico, com uma produção muito bem realizada, além da atuação de Ryan Gosling conseguir trazer um pouco da personalidade de Neil, que era uma pessoa retraída e não muito adepto ao Marketing que as missões até a Lua proporcionavam. As cenas filmadas na Lua são ótimas e conseguem mostrar a grandeza do evento e o quanto isso significa para a humanidade. Temos não apenas os momentos bons, mas também os ruins, como a morte de Astronautas nas tentativas de voo, por acidentes técnicos. Damien Chazelle conseguiu com esta trama trazer para a nova geração um recorte importante para aqueles que não viveram aqueles anos, que pôde através do Filme reviver aquilo que os EUA viviam em meio as operações da NASA, que não foi algo fácil. O país americano teve que lutar contra a oposição que não aceitava o enorme dinheiro gasto com a missão, a guerra do Vietnã que estava as portas de acontecer e trazer o foco de volta para a Terra e o sucesso dos Russos, que conseguiram colocar um homem fora do Planeta primeiro do que eles. Ao pensarmos nesta realização e vermos a imagem do nosso planeta do espaço, acabamos tendo a consciência do quanto somos pequenos e do quanto o universo é imenso, tendo muito para ser explorado. Olhando para o Céu é fantástico imaginar que existe uma Bandeira na Lua que representa a humanidade.

Mas mesmo assim existem conspiratórios que dizem que o Homem não pisou na Lua, e tenho que lhe contar, eu também achava que o evento nunca tinha ocorrido e dizia isso, para desespero do meu pai, que tinha certeza absoluta do fato. Aqueles que não acreditam apontam vários fatos para provar a negação. Falam que tudo foi uma filmagem realizada pelo diretor Stanley Kubrick para enfim vencerem os russos, falam que a bandeira esta tremulando, que o homem não poderia passar da atmosfera terrestre e alcançar o espaço, e por fim confrontam as Missões, dizendo que se é verdade o Homem deveria voltar a Lua, mas nunca mais pisou por lá. Existem muitas outras teorias das quais não quero me aprofundar, pois quero ir para o simples e obvio. Estudando mais a respeito da Missão e da Corrida espacial percebi que sim, tudo foi real. Pessoas morreram para tentar chegar até a Lua, existem documentos que mostram o quanto foi gasto e investido, onde as  motivações americanas eram licitas, os caras queriam mostrar a força do Capitalismo. Mas o Homem nunca mais pisou na Lua? Pisou sim, depois da Apollo 11 o homem voltou a Lua em mais cinco Missões, chegando até a jogar Golfe na Lua. Quer mais? Os Russos nunca contestaram isso, e olha que eles seriam os primeiros a reclamar se algo estivesse errado. Sendo assim, podemos sim comemorar esse feito da humanidade, o grande salto foi real. Se hoje não existem Missões é porque não compensa o gasto com o resultado final. Nos resta torcer por outras Missões em outros locais do Espaço. Com isso quero registrar que acredito que de fato o Homem pisou na Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA