Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por quê a Formula 1 esta tão chata?

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Um dos esportes que mais perderam seu espaço no mundo foi a Formula 1. Antes, um esporte que atraia tantas pessoas, principalmente no Brasil, hoje em dia não consegue mais uma audiência tão grande, apesar de tanto dinheiro envolvido. A Rede Globo, que fez do esporte um grande sucesso no Brasil já não consegue mais tantos Telespectadores para a frente da TV, e a prova disso são as corridas não serem mais transmitidas ao Vivo, além da Formula 1 não ganhar mais tanto destaque em seus noticiários esportivos, já que as corridas de Carro não consegue atrair novos fãs, enquanto os antigos reclamam de que a Formula 1 não é mais a mesma. Na outra ponta, pilotos e e ex-pilotos dizem que antigamente a Formula 1 era mais chata e ninguém reclamava. Será? Vamos neste texto apontar os motivos de tamanha queda de Ibope e interesse pela Formula 1.


Um dos principais motivos para queda de interesse pela Formula 1 é a falta de competitividade, já que não temos grandes rivais em disputa e temos o predomínio de uma única equipe, tornando a disputa muito chata. Hoje, quem domina é a Mercedes, não dando espaços para outras equipes, e assim vemos Lewis Hamilton empilhar troféus ano após ano, sem muita dificuldade. O ex piloto Felipe Massa disse que nos anos de Senna as corridas eram chatas e apenas a McLaren vencia. O que ele precisa lembrar é de que naquela época apesar do domínio, os pilotos em questão eram Senna e Prost que travavam disputas épicas, e cada corrida era uma guerra, atraindo o público para acompanhar a rivalidade entre eles. Além disso, os carros não eram como hoje, os Pilotos tinham que ser bom de volante, já que os Carros quebravam, e as vezes os Pilotos tinham que fazer um esforço gigante para terminar a Corrida. A Formula 1 de antigamente favorecia os melhores Pilotos, enquanto hoje os melhores Carros favorecem até mesmo um Piloto mediano. A prova disso é vermos o melhor Piloto da Formula 1, Fernando Alonso, não conseguindo grandes feitos, por ter um carro ruim, preferindo até correr Corridas de outras modalidades ao invés de disputar o GP de Mônaco.

Outro fator que contribui para Corridas chatas, são a falta de ação durante os GPs, pois é raro termos ultrapassagens, algo tão legal e tão comum antigamente, como em uma das melhores temporadas da categoria, a de 1986, onde em toda Corrida eram travadas verdadeiras batalhas, e assim tínhamos ultrapassagens, batidas e emoção. Hoje provavelmente o Carro que largar na Pole Position será o vencedor da Prova, é só manter o Carro na pista. Novamente a falta de emoção esta ligada a superioridade de algumas equipes para outras. Quem consegue bater os poderosos Carros da Mercedes hoje em dia? As chances são pequenas. Muitos podem dizer que Schumacher dominava a categoria em seus anos, mas ainda assim, as corridas traziam emoções ao público, os Carros eram atrativos e não tão feios e sem graça como no ano atual.Os defensores dizem que a Formula 1 cresceu e propaga o esporte por todo o mundo, com várias corridas em novos países e com uma segurança maior aos Pilotos. Pois bem, quanto a segurança é verdade e isso é ótimo, mas já nas décadas anteriores a Formula 1 era disputada até mesmo na Africa. A Formula 1 esta chata e piora a cada ano, e para melhorar será necessário mais equilíbrio entre equipes, trazendo assim o retorno de rivalidades e ultrapassagens. Nem todas equipes  estarão no mesmo patamar, claro, mas teremos duas ou três que irão se destacar , como sempre foi. Se as coisas não mudarem, em breve a distância entre público e o esporte será tão grande que poucos irã gastar tempo para acompanhar a Formula 1. Pilotos talentosos existem, agora é necessário uma estratégia onde eles possam se enfrentar com equilíbrio, e a consequência será o retorno de ultrapassagens e muita emoção. Os fãs agradecem e torcem por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA