Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os Presidentes do Brasil - Hermes da Fonseca

domingo, 21 de dezembro de 2025

Após a morte do presidente Afonso Pena, ainda acabou faltando mais um ano de mandato, que acabou sendo cumprido pelo vice presidente da época, Nilo Peçanha, governando o Brasil por mais um ano, até que em 1910 um novo presidente viesse a tomar posse do cargo. Hermes da Fonseca veio a assumir como presidente com boas recomendações, sendo que ele era sobrinho do Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil. Seguindo o caminho de militar, algo comum na sua família, Hermes começou sua carreira politica ao apoiar Deodoro da Fonseca na proclamação da república, para anos mais tarde vir a ser o ministro da guerra no governo de Afonso Pena. Hermes da Fonseca foi o primeiro militar eleito por voto direto.


As eleições de 1910 não foram fáceis e houve turbulências com um país dividido. A maioria dos Estados do sudeste apoiavam o candidato Rui Barbosa, mas os demais Estados do país preferiram apoiar Hermes da Fonseca, que acabou vencendo por larga vantagem o seu concorrente. Uma curiosidade é que após vencer as eleições, Hermes foi para a Europa para assistir a queda da monarquia em Portugal. Já em sua primeira semana como presidente, Hermes teve que lidar com a Revolta da Chibata, que foi arquitetada por dois anos antes, culminando em um motim de diversos marinheiros da nação, que não concordavam com os açoites que sofriam na Marinha. Os anos do seu governo foram conturbados, já que havia um rompimento com a politica do café com leite, além de outras revoltas internas. No ano de 1912 ocorreu um conflito agrário na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. Em 1914 mais confronto, a Revolta de Juazeiro, quando o governo federal teve que intervir no Ceara, envolvendo a figura do Padre Cícero.

Hermes da Fonseca também teve que lidar com uma crise econômica, endo que lidar com uma queda do preço do café  da borracha, exigindo a renegociação da divida externa. Mas não apenas de conflitos viveu o período de governancia de Fonseca, que também contribuiu para o crescimento do Brasil. Ocorreu um prosseguimento de obras ferroviárias e a criação da universidade do Paraná, ajudando bastante na educação intelectual da região. De forma inédita, ele patrocinou o quarto congresso operário brasileiro em 1912, além de abrir o Palácio do Catete para recepções com música popular. Sendo bastante orgulhoso por ser militar, Hermes esteve fardado durante todos os anos em que foi presidente, inclusive durante reuniões ministeriais. Como presidente, Fonseca também aplicou a politica das salvações, que através de manobras politicas ou militares biscava promover intervenções federais em alguns Estados nacionais. Com uma politica centralista, foi criticado por ter tido autoritarismo em suas ações. Por fim, Hermes deixou um legado, a faixa presidencial, sendo o primeiro a ter usado e entregada ao seu sucessor como presidente. Essa prática existe até os dias de hoje, com todos os presidentes do Brasil vindo a usar a faixa verde e amarela no momento de sua posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA