Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

De quem é a culpa pela falta de luz em São Paulo?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

O Estado paulista sofre novamente com as fortes chuvas que castigam a cidade. Se antes havia uma época determinada do ano para se chover, como nos meses de janeiro e as conhecidas águas de março, hoje em dia isso não existe mais. A chuva pode vir a qualquer momento, e nos últimos meses, com muitos ventos. Na última semana São Paulo viveu novamente dias de ventos fortes, que causaram quedas de arvores, e assim, como consequência, a falta de energia em diversos bairros paulistas aconteceu. Com o povo no escuro, as cobranças vieram sobre a empresa Enel, responsável pela distribuição de energia. Ainda assim, ninguém assume a culpa. Quem seriam os culpados por isso, a Enel? O governo? A natureza?


Quando as chicas caiam em janeiro, o comum era vermos bairros alagados, pessoas perdendo móveis e uma discussão por melhorias nas instalações e na forma que a cidade lidava com as chuvas e suas enchentes. Passados os anos, aos poucos vimos piscinões sendo criados e casas que combatiam as enchentes. Mas agora o problema é outro, a falta de energia por causa dos ventos fortes e quedas de árvores. Não é a primeira vez que isso acontece, o que poderia preparar a Enel para lidar com a situação. O problema é que novamente vimos pessoas com mais de dois dias sem energia, e sem nenhum posicionamento da equipe de energia. Claro, eles dizem que a culpa é do clima que mudou e das arvores, dizendo que São Paulo está mal planejada para esse tipo de situação. Pois bem, o lado politico, composto pelo prefeito Ricardo Nunes e do governador Tarcísio, dizem que os culpados são a Enel. Nunes foi ainda além, ao dizer que o governo federal se omite e não ajuda São Paulo nessa crise de energia. Por sua vez, o presidente Lula culpa os governantes paulistas, que preferiram a privatização, clocando a energia na mãos de empresa que lucram, mas não trabalham pela população.

É inadmissível aceitar que São Paulo, a capital do trabalho e da maior renda do país passe dias lutando contra uma crise de energia, onde ninguém assume a culpa, pouco esforço existe para mudar a situação e quem acaba sofrendo é a população. A verdade é que a Enel não tem estrutura para lidar com essas crises, e a cada nova tempestade, já sabemos, o povo ficará sem energia. O governo de São Paulo também precisa agir, já que sabendo que existem árvores velhas, elas precisam ser podadas, para que elas não caiam em cima dos fios. Muito se discute sobre enterrar a fiação, mas esse é um projeto caro e que iria durar muito tempo, causando até mesmo o caos em uma cidade que sofre tanto com o transito. O setor da Esquerda politica coloca a culpa na privatização, mas isso não deve ser uma verdade, pois a privatização na maioria dos casos foi benéfica para o Brasil, gerando muitos empregos e melhorando diversas áreas. O problema de fato é que São Paulo e Enel parecem não se conversar, gerando um conflito, em que o povo acaba ficando refém, tanto dos governantes como também da empresa de energia. O fato é que isso precisa mudar, e com certeza esse será um tema muito bem aproveitado pelos candidatos ao governo de São Paulo ano que vem. Infelizmente tudo se transforma em pauta politica, em que se usa um fato ruim para se ganhar votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA