Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Fórmula 1 2025- A McLaren volta a vencer com Lando Norris

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Sim, depois de tantos anos finalmente a equipe McLaren voltou a ter um piloto como campeão mundial da categoria da Fórmula 1. O último campeão da equipe havia sido Lewis Hamilton, no ano de 2008. Com um carro que acabou sendo o melhor da atual temporada, o time laranja conseguiu ser campeão também do mundial de construtores, algo que é muito importante no mundo das construtoras. O principal desafiante acabou sendo novamente o holandês Max Verstappen, que mesmo começando o ano muito mal, acabou sendo o vice campeão, perdendo por apenas dois pontos, sendo que ele teve um descontrole em uma das etapas, que poderia ter lhe dado o campeonato. Temos assim o primeiro título do inglês Lando Norris, que mesmo muito criticado, foi quem fez o maior número de pontos no ano.


Nessa temporada tivemos diversos novatos na categoria, entre eles o brasileiro Gabriel Bortoleto, que teve um ano muito bom, pois mesmo dirigindo um carro ruim como o da Sauber, acabou marcando pontos e se destacando muito nos treinos de classificação. Um outro ponto de mudança acabou sendo a estreia de Lewis Hamilton na Ferrari, apesar dele não ter tido bons resultados, sempre em rota de conflito com a equipe italiana. O maior feito de Hamilton no ano foi vencer uma prova sprint na China. Desde o começo, a McLaren dominava tanto nos treinos como também nas provas, mostrando que a disputa ficaria mesmo entre Oscar Piastri e Lando Norris. A RBR ainda tentava lutar, mas apenas Verstappen conseguia marcar pontos, e a sua primeira vitória no ano foi no Japão, depois de ver Norris ganhar na Austrália e Oscar Piastri na China. A certa altura da temporada o destaque era o australiano Piastri, que conseguiu ser vencedor de três etapas seguidas, ganhando no Bahrein, Arábia Saudita e Miami. Enquanto isso, Lando sofria com as criticas, que diziam não ter mentalidade de vencedor ou fome de campeão. Sorrateiramente, Max começava a acertar o carro com sua equipe.

Mesmo cometendo alguns erros, Norris seguia marcando pontos e se mantendo na disputa, vindo a vencer em Mônaco, Áustria e Inglaterra. Aos poucos começamos a ver duas coisas, sendo a primeira uma queda de rendimento de Piastri, que começou a cometer erros e cair de rendimento. Além disso, estava óbvio que a McLaren havia tomado uma decisão, de priorizar Lando Norris na busca pelo título. Verstappen aproveitou-se do clima na equipe adversária e na melhora do seu carro, e começou diminuir uma distância de mais de vinte pontos, conseguindo ganhar seis etapas na fase final do campeonato, fazendo com que a decisão do campeonato ficasse para a última corrida. Max acabou sendo o fator de emoção no ano, pois mesmo sem ter o melhor carro, mostrou que é o melhor piloto da Fórmula 1. A McLaren vacilou com erro no peso dos sues carros em Las Vegas, e assim foi o piloto da Red Bull que herdou o primeiro lugar. Lando assumiu o primeiro lugar quando conseguiu ganhar no México e no Brasil. Na corrida de Abu Dhabi, tínhamos Lando, Oscar e Max com chances de título. Verstappen largou na pole e conseguiu se manter na primeira posição na corrida, sendo o vencedor. Mas com Norris conseguindo chegar em terceiro, garantiu o título da temporada, com dois pontos de diferença do segundo colocado. Antes de toda mudança nos carros no próximo ano, a McLaren teve o melhor carro, ganhado tanto o mundial de construtores como também o de pilotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA