Um dos livros mais conhecidos da cultura pop foi escrito por Nick Hornby, tendo ano de 1995 como a data do seu lançamento. Nick é conhecido por sua escrota contendo o bom humor inglês, narrando toda a trama em primeira pessoa, através do protagonista, chamado Rob. O livro faz uma união entre a literatura e o mundo da música, colocando esses dois temas girando em torno de um romance. O sucesso da obra foi tanta que anos mais tarde veio a ter uma adaptação para o cinema. Rob é dono de uma loja de discos, chamada Championship Vinyl, e gosta de fazer listas de tudo em sua vida, inclusive os piores términos de namoro que ele viveu na vida.
O estilo em primeira pessoa não é ruim, mas Rob não é um protagonista que nos conquista, pois é cheio de defeitos, e por ser um homem de trinta e cinco anos, se encontra cheio de traumas. O interessante é que ele mesmo sabe disso, além de ter amizade com Barry e Dick, que são dois nerds sem perspectiva, que também faz com que Rob se sinta uma pessoa que acabou fracassando na vida, principalmente nos relacionamentos. Já no inicio ele apresenta a história de cinco mulheres que terminaram o namoro com ele, deixando marcas em sua vida. Mas a última e a principal delas não se encontra na lista, chamada Laura, que após encerrar o namoro com Rob, engatou um relacionamento com Ian, que no olhar de Rob, é um cara chato, que possui um péssimo gosto musical. Os três amigos passam o dia debatendo sobre álbuns e fazendo listas de coisas inúteis e triviais, e assim a vida vai passando. Os diálogos entre Rob e Laura são bons, e é através deles que vemos o quanto a garota é madura e Rob um cara que não avança na vida. O protagonista da trama começa a perceber que sua obsessão por pop e rock pode estar ligada a forma como ele evita lidar com sua vida amorosa.
Buscando crescer emocionalmente, Rob vai atrás de cada ex namorada da sua lista para entender os seus erros e porque ocorreram os términos. Aos poucos ele vai entendendo que colocou a musica e o entretenimento acima de relacionamentos reais. Aqui vejo uma proximidade, porque também tive um término de namoro por focar no meu próprio universo e não naquilo que estava acontecendo na minha frente. Ainda assim temos momentos engraçados, como Rob ligando toda hora para a casa de Ian, mas querendo que Laura atendesse, desligava sempre que Ian pegava no telefone. Rob chega a se relacionar com a cantora americana chamada Marie, mas ele acaba percebendo que ainda não superou Laura. Quando o pai de Laura morre, a reaproximação com Rob acontece, e ele a apoia durante o luto. Se no inicio ele era imaturo, o desenrolar da trama leva Rob a ser uma pessoa mais empática e a ter compromisso com as pessoas. Os dois acabam reatando o namoro. Para dar proposito maior a loja, Rob proporciona shows, e inclusive Marie chega a tocar lá. Dick ganha a chance de tocar com sua banda, mesmo com Rob não acreditando neles, mas se surpreende, pois todos gostam da apresentação. Por fim, com novas atitudes e com Laura ao seu lado, Rob tem uma nova lista, de coisas boas para o futuro, mostrando que cresceu como pessoa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário