Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Do Rio de Janeiro para Brasilia, a capital do Brasil

domingo, 7 de dezembro de 2025

A história do Brasil é muito rica e muitas coisas aconteceram nesses mais de quinhentos anos de existência. Um dos momentos mais interessantes da história moderna é a construção de Brasilia, que acabou mexendo com a estrutura e modernidade do Brasil, levando o Estado a ser a nova capital brasileira, posto que era do Rio de Janeiro. Precisamos entender que o Rio foi escolhido como nossa capital em 1763, por razões estratégicas ligadas ao ciclo do ouro e uma necessidade por controle territorial, em uma época onde qualquer ataque poderia vir apenas dos mares. Durante muito tempo o Rio de Janeiro foi uma cidade luxuosa, por abrigar a família Real, e ter em sua composição a sua beleza natural.


Apesar de toda essa mudança ter ocorrido apenas na década de sessenta, já havia uma discussão para uma mudança desde 1821, quando José Bonifácio, considerado o patriarca da independência, já dizia que ter o Rio como capital poderia trazer vulnerabilidade ao nosso país, pois qualquer ataque poderia vir a ser um problema para a família Real que se encontrava na cidade carioca. Houve uma tentativa de transferir a capital para a cidade de Petrópolis, mas não foi bem aceita. Com um assunto que era debatido a tantos anos, em algum momento isso viria a se tornar uma realidade, que veio a ocorrer através do governo do presidente Juscelino Kubitschek, fazendo parte do seu plano de metas da transformação e evolução do Brasil. O presidente queria trazer modernidade, e ter novas estradas, expansão de automóveis e a uma nova capital seria excelente para o crescimento nacional. Os motivos para a transferência da capital eram vários, como o desenvolvimento do interior, levando o povo para uma migração para territórios brasileiros que poderia vir a ser bom economicamente.

Como dissemos, o outro motivo da mudança foi por conta da segurança nacional, já que a localização costeira do Rio de Janeiro trazia vulnerabilidade. Claro que motivos políticos também impulsionaram a mudança, levando todos eles para um lugar afastado, impedindo protestos e mobilização contra eles, já que estariam em um lugar afastado do grande público. Com uma arquitetura modernista, Brasilia se tornou um lugar digno de elogios, trazendo modernidade ao Brasil, estimulando o crescimento e a infra estrutura do novo Estado. Brasilia acabou sendo construída em apenas 1310 dias e a inauguração aconteceu no dia 21 de abril de 1960. Infelizmente também houveram pontos negativos, como o alto custo, que contribuiu para a inflação que veio sobre o Brasil anos mais tarde. O Rio de Janeiro também sofreu impacto, afetando a economia e o poder politico, que nunca foi perdoado, já que o Estado carioca não possui nenhuma homenagem a J.K. Podemos dizer que a desigualdade no Rio e os problemas com o crime começou a partir da perca do título de capital e o desemprego que tomou conta do Estado, que perdia seu status. Hoje em dia, ter Brasilia como capital nacional nos da um ar de afastamento politico, algo que com certeza nenhum deles acha isso ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA