Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Os Presidentes do Brasil - Afonso Pena

domingo, 14 de setembro de 2025

O sexto presidente da república brasileira foi Afonso Pena, que foi a maior autoridade politica brasileira entre os anos de 1906 a 1909. Sendo um cidadão de Minas Gerais, teve diversas atuações no mundo politico antes de assumir a cadeira presidencial, começando já nos anos de Brasil império. Afonso sempre defendeu o fim da escravidão em nosso país, tanto que ao se formar como advogado, defendeu vários escravos nos tribunais, até que em 1874 entrou na carreira politica, sendo deputado. Pena defendia que todas as pessoas tinha direito ao voto público, enquanto crescia em cargos executivos, como de ministro da guerra, ministro da agricultura, até que em 1888 se tornou membro conselho do Estado.


Afonso Pena pensou em deixar a carreira politica quando ocorreu a proclamação da república e focar em sua vida pessoal, mas seguiu na vida pública, quando em 1892 acabou sendo eleito como presidente de Minas Gerais, com uma quantidade enorme de votos. Como governador do Estado mineiro, Afonso foi um opositor do governo de Floriano Peixoto. O cargo como presidente da república ocorreu em 1906, sendo que antes de assumir a sua função, percorreu todo o Brasil, visitando dezoito capitais. Apesar da vitória nos votos, seguia a chamada politica café com leite, que visava a predominância de São Paulo e Minas Gerais e suas oligarquias no comando do Brasil. Mesmo assim, Afonso Pena buscou realizar um governo que não atendesse apenas os interesses dos dois Estados, incentivando inclusive a criação de novas ferrovias, para atender todo o país, além de interligar o Amazonas com o Rio de Janeiro através do fio telegráfico. Afonso Pena também agiu nas finanças, adotando o padrão ouro, fixando o câmbio a Libra.

O governo Pena também buscou modernizar o Exército e a Marinha brasileira, por meio do general Hermes da Fonseca. O lema de Afonso era o de governar e povoar, incentivando assim a imigração de novas pessoas para as diversas regiões do Brasil. Essa sua ideia de governo também foi adotada por presidentes que vieram após ele, como por exemplo, Washington Luis. Buscando uma liderança sem opositores, Pena colocou jovens para serem seus ministros, e assim, dizia que eles faziam aquilo que ele pensava, pois dizia que quem fazia a politica era ele. Falando em ferrovias, tivemos a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, permitindo pela primeira vez a ligação entre o sudeste e o sul do país por meio do trem. As capitais e os portos nacionais também foram modernizados em seu governo. Pena buscava se distanciar das oligarquias, e acabava por enfrentar oposições e problemas para ter um sucessor. Alguns pontos negativos ocorreram em sua gestão, como a pouca atenção a questões sociais e uma forte dependência do café, sem uma diversidade na economia. Seu mandato é visto com um equilíbrio politico e visão de desenvolvimento. Infelizmente, Afonso Pena morreu em 1909, com seu cargo em andamento, mas deixando um ótimo trabalho como presidente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA