Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Quando falamos que  ator Jim Carrey fez um ótimo filme de romance dramático acaba se impressionando, já que o ator é conhecido por ter feito diversos filmes de comédia e é muito conhecido por eles. Mas em "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", ele se une a Kate Winslet, e participa de um dos filmes mais elogiados da história do cinema, pois consegue trazer um roteiro que de fato consegue gerar discussões importantes. O filme fala sobre memórias, sobre poder apagar aquilo que nos causa dor. Se um relacionamento não foi bom e lhe trouxe dores, valeria a pena apagar esses momento de nossa mente? Essa é a reflexão que o filme de Michel Gondry tenta fazer.


O filme nos mostra um homem chamado Joel, que é bastante introspectivo e inseguro, que apenas vive a sua vida monótona. A sua vida muda quando em uma estação de trem acaba conhecendo uma mulher excêntrica e espontânea chamada Clementine, que é totalmente diferente de Joel. Os dois acabam criando uma conexão e começam a namorar. Como diversos relacionamentos, o namoro entre os dois acaba se colapsando, gerando assim muitas brigas e magoas. Joel fica devastado quando descobre que Clementine fez um procedimento em uma clinica experimental, que comandada pelo doutor Howard, tem a tecnologia de apagar todas as memórias da mente. Ou seja, Clementine queria esquecer tudo aquilo que ela passou com o namorado. Joel decide fazer o mesmo procedimento, não querendo mais sofrer por amor, e procura Howard para apagar as suas memórias de Clementine. É então que somos inseridos dentro da memória de Joel, pois passamos a reviver seus momentos com a namorada.

Joel acaba tendo a experiência de ver os momentos em sua memória, enquanto também acaba por vê-las sumindo. As brigas e momentos ruins vão se apagando, mas em meio a tanta dor, também surgem momentos bons entre o casal, como o amor, as conversas, as brincadeiras. Vale a pena mesmo apagar esses momentos de sua vida? A discussão é que em um relacionamento terminado não existe apenas momentos ruins, mas existe sim boas memórias. Joel começa então a lutar contra o seu subconsciente, tentando esconder suas memórias com Clementine, para tentar preserva-las. Enquanto o procedimento acontece, vemos também o que ocorre com os personagens secundários, como por exemplo Patrick, que tenta usar as memórias apagadas de Joel para tentar conquistar Clementine. Mary, secretária da clinica, descobre que suas memórias foram manipuladas enquanto teve um caso com Howard. Dentro da mente de Joel, o processo chega ao final, e vemos de forma emocionante a memória de quando ele e Clementine se conheceram. A dor da memória sendo apagada toca Joel e a nós que assistimos tudo. tempos depois, Joel e Clementine se reencontram e sentem a mesma atração de antes. Mary os avisa sobre as memórias deletadas, mas mesmo assim os protagonistas decidem namorar novamente, aceitando os defeitos um do outro, reconhecendo a beleza e o amor que existe entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA