Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Onde os velhos não tem vez

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Este livro escrito por Cormac McCarthy é um muito pratico no seu modo de contar a história apresentada, mostrando de forma fria e linear, sem espaço para enrolações e uma forçação de emoções a sua trama. Lançado em 2005, o livro chegou a ter uma adaptação para o cinema, sendo também um grande sucesso. A ideia é apresentar uma história que possa passar uma mensagem por trás de sua própria narrativa, buscando falar sobre mudanças de gerações, além de refletir sobre o mal no mundo, se é algo que pode ser destruído ou se de fato a injustiça vai sempre habitar entre as relações humanas. O cenário da trama acaba se passando no Texas, no período dos anos oitenta.


Tudo começa com o personagem chamado Moss, que trabalha na fronteira entre o México e os Estados Unidos, e acaba sendo surpreendido quando presencia uma guerra de gangues. Em meio ao tiroteio, ele acaba encontrando uma maleta com muita grana, e acaba levando para si, sem imaginar que essa sua ação iria fazer com que sua vida virasse do avesso. Enquanto isso, acompanhamos também o xerife Bell, que em meio a sua reta final de carreira, acaba fazendo reflexões a respeito de como lidou com sua jornada e como o mundo está ficando cada vez pior. Ele fica sabendo do acontecimento da fronteira e descobre que Moss levou consigo o dinheiro dos mafiosos. Moss manda sua namorada, Carla Jean, para outra cidade, enquanto parte para outro lugar para poder fugir dos seus perseguidores. Bell encontra Carla Jean e lhe diz que o namorado corre risco de vida e que ele se meteu em algo que não vai terminar bem. É nesse momento que surge Chigurgh, um assassino de aluguel que possui uma missão, de encontrar Moss e recuperar a maleta. 

Moss segue a sua viagem e acaba tendo um combate de tiros com Chigurgh, escapando desse primeiro ataque mesmo com ferimentos. Um outro assassino que surge é o atirador Wells, que também tem a missão de recuperar a maleta, porém, querendo matar Chigurgh. O que acaba acontecendo de forma fria é a morte de Wells, sendo assassinado pelo seu rival Chigurgh. Carla Jean sofre sem noticias do namorado, vendo o perigo rondar sobre a sua vida cada vez mais, chegando até mesmo a se mudar com sua mãe doente para um hotel. Na sua viagem rumo a Califórnia, Moss acaba conhecendo uma jovem garota e conversa bastante com ela sobre a vida e sobre o futuro. É então que de fora repentina, vemos que tanto Moss como a garota foram mortos sem mesmo perceberem por Chigurgh, mostrando que as coisas acontecem e a vida pode mudar em segundos. O livro apenas descreve que foram mortos, mas não mostra a foram ou qualquer diálogo. A impressão que fica para Carla é que seu namorado a traiu na viagem, mas Bell sabe que não foi assim. Chigurgh segue com sua missão, ao matar Carla Jean, pois só assim todo o ciclo seria fechado. O cruel é que a morte dela é decidia por uma moeda de cara e coroa. Mesmo sofrendo um acidente de carro em seguida, o vilão segue vivo, seguindo o seu caminho. Isso revolta Bell e o deixa pensativo, se aposentado de ser xerife, vendo que o mundo está cada vez pior, e os mais velhos não conseguem lidar com tanta crueldade dessa nova sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA