Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Clube do crime das Quintas-Feiras

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Esta obra escrita por Richard Osman é um livro que nos leva a acompanharmos um gênero conhecido, mas com personagens que saem do padrão esperado. Sendo uma trama policial e investigativa, existe um crime e mistério a ser investigado. Acontece que aqui não temos um detetive especial para seguir rastros e encontrar o assassino, mas os protagonistas são idosos que vivem em uma casa de repouso de alto padrão na Inglaterra, chamado Cooper's Chase. Toda quinta-feira o grupo de idosos se reúnem para uma reunião, mas o que ninguém sabe é que os idosos composto por quatro pessoas conversam sobre crimes antigos, buscando uma solução para casos já esquecidos.


O inicio de livro é um pouco confuso, já que os personagens não são desenvolvidos, eles simplesmente aparecem e começam a interagir. Também não conseguimos entender quem esta narrando a história em alguns momentos, quando mais tarde percebemos que a grande maioria da narrativa é descrita por Joyce em um diário. Sendo assim, a trama nos mostra os amigos da terceira idade Elizabeth, Ron, Ibrahim e Joyce estudando diversos casos antigos, e conversam sobre eles toda quinta-feira. Tudo começa a ficar mais real quando o dono da casa de repouso Iam Ventham acaba sendo assassinado, quando queria fazer uma expansão do Cooper's Chase. O suspeito principal acaba sendo um homem que tinha tudo para ver Iam morto, mas quando esse também morre, os quatro idosos ficam aguçados em descobrir quem é o assassino. A personagem principal é Elizabeth, que é muito inteligente e possui muitos contatos para tentar desvendar o mistério. É ela quem puxa os outros para ir cada vez mais fundo no caso.

Os idosos usam da própria idade para tirar vantagem da situação, enfrentando até mesmos os detetives responsáveis pelo caso, Donna e Chris, que de fato não conseguem parar os quatro idosos devido a argumentos verdadeiros. O que se ganha prendendo um idoso? O que seria alegado? E assim, os aposentados chegam a conversas com suspeitos, invadem cenas importantes e chegam até mesmo a conseguir provas importantes para o caso. Os diálogos possuem um humor inglês, que apesar de não ser tão engraçado, acaba sendo interessante e de alto nível. Cada personagem possui uma qualidade que ajuda no caso, com Joyce já ter sido enfermeira, Ron líder sindical e Ibrahim psiquiatra. Com o desenrolar da trama o grupo consegue desvendar um outro crime antigo que ocorreu no passado. O livro se encerra deixando uma dúvida sobre quem de fato foi o assassino, fazendo com que as coisas fiquem no ar, apesar da obra deixar em aberto que Elizabeth sabe quem é o criminoso. Clube do crime das quintas-feiras consegue mostrar que a vida não acaba na velhice, e que é possível viver grandes aventuras nessa idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA