Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Podcast 22 gols

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Em 2022, ano da Copa do mundo, o Spotfty lançou um podcast muito interessante, culminando com o inicio do campeonato mundial no Qatar. A ideia era em que a cada semana fosse contado a história de um gol importante na copa do mundo, narrando a biografia do atleta principal do episódio. A narrativa é feita por Brian Philips, mas na versão nacional o comunicador Edu Parez faz uma ótima transcrição dos acontecimentos do mundo do futebol. O podcast é muito bom, um verdadeiro passeio pela história do esporte mais assistido do mundo. Nesses vinte e dois gols temos a rede sendo balançadas por nomes como Ronaldo, Maradona, Pelé, entre outros.


O primeiro episódio é sobre Diego Maradona e seu famoso gol de mão na Copa do mundo de 1986 contra a Inglaterra. Em meio a essa festa argentina, Brian Philips nos fala sobre a guerra das Maldivas e todo o contexto daquele confronto. É por essa linha narrativa que o podcast passeia, buscando falar do que acontece dentro do campo, mas também fala sobre a vida do atleta e contexto histórico daquele tempo. A cada semana foi muito bom entrar na capsula do tempo do futebol e fazer essa viagem com Philips, que tem um texto muito refinado. Gosto também do episódio do Ronaldo, onde somos levados para epopeia que o atleta enfrentou, saindo de uma convulsão em 1998 para o gol do título de 2002. No capitulo sobre Berkamp conhecemos como ele era um atleta excêntrico e diferente dos outros. Claro que jogadores mais novos teriam o seu espaço, e assim o podcast traz gols de atletas como Mbappé e um super episódio com gols do Messi e Cristiano Ronaldo, os grandes atletas dessa geração.

22 gols não fica apenas no mainstream, tocando em assuntos difíceis, como no episódio a respeito do colombiano Andres Escobar e o seu gol contra, que o levou a ser assassinado pelos traficantes do seu país. Brian Phlips traz um ótimo texto contextualizando a vida e gol de Johan Cruyff e se o cantor americano Bob Dylan sabia dirigir. Apesar de parecer estranho, ele consegue conectar as duas histórias muito bem. A alegria contagiante do gol e vida do camaronês Roger Milla também marcam presente nessa série de gravações. Os dois últimos episódios são ótimos, concentrados em dois jogadores brasileiros, mostrando que Brian Philips é um fã incondicional do nosso futebol tupiniquim. Um é sobre o gol do lateral Carlos Alberto Torres na final de 1970 contra a Itália, onde o narrador fala também a respeito do jogo bonito que p Brasil apresenta ao mundo. Por fim, Pelé e seu gol na Copa de 1958 encerram a jornada, falando de como o atleta dono da camisa dez trouxe modernidade ao jogo. O podcast 22 gols teve 19 episódios, falando sobre 22 gols marcantes da história da Copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA