Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Conta comigo, um filme sobre amizade

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Um dos filmes mais marcantes para mim se chama "Conta comigo", dirigido por Rob Reiner, que traz um retrato sobre uma época, onde a amizade era uma das coisas mais importantes que existia. Ver esse filme é nos lembrar de uma época onde as pessoas ficavam na rua, formavam amizades, brincavam, se divertiam e tinham aventuras. Lançado em 1986, a trama se passa nos anos sessenta, reunindo amigos em comum que resolvem ir em uma aventura, de achar um corpo de um homem morto. Durante a viagem conhecemos os dramas dos personagens, com ótimas atuação dos atores mirins e uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente com a história.


No elenco temos um dos atores mais promissores daquela geração, o jovem River Phoenix, que mesmo tão novo, nos brinda com uma atuação sensacional. O roteiro é muito bom, e consegue mostrar que mesmo garotos tão novos podem viver dramas pesados, e é através da viagem que eles vão se libertando e se curando de suas crises. Os amigos Gordie, Chris, Vern e Teddy partem em busca do corpo que dizem estar alguns quilômetros de distância deles, e durante a travessia acabam passando por muitas coisas. Um grupo de jovens mais velhos que eles também partem em busca do mesmo objetivo, tendo Ace como líder, interpretado por Kiefer Sutherland. Em meio a jornada o filme nos traz músicas muito boas, como por exemplo a canção tema chamada "Stand by me". Os garotos andam pela linha do trem, falam sobre assuntos aleatórios, brincam uns com os outros, mostrando a vida comum de amigos, concentrando a história em Gordie e Chris, apesar de todos terem seu espaço.

Gordie acaba tendo que lidar com o peso da morte do seu irmão mais velho, e vê que os pais o pressionam para ser como o irmão talentoso era. Chris é conhecido por ser um encrenqueiro na vizinhança e tem que lidar com esses rótulos. Vern lida com o bullyng por ser gordinho, enquanto Teddy lida com a fama ruim que a mãe tem na cidade. Temos uma cena emocionante com Chris consolando e ajudando Gordie a lidar com as pressões que sofre de sua família. Uma outra cena icônica é o momento em que os garotos passam por um rio cheio de sangue suga. O roteiro apresentando as linhas do trem e uma jornada é como uma metáfora, mostrando que seguimos por caminhos que vão nos curando através de aprendizados e relacionamentos ao longo da vida. No fim, vemos que o objetivo final de encontrar um corpo morto nem era o mais importante. O que marcou a vida daqueles meninos não foi o alvo, mas a viagem. Gordie já mais velho narra a história do filme, contando como foi o fim de cada um dos seus amigos, e termina com uma frase que me marca até os dias de hoje, dizendo "Nunca tive amigos como aqueles da época dos treze anos, mas quem os tem?", e a trama se encerra tocando "Stand by me". Conta comigo é um filme que marcou a minha vida até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA