Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pode comemorar. O Basquete do Brasil está nas Olimpíadas de Paris

quinta-feira, 11 de julho de 2024

O que podemos falar do basquete nacional? Sempre foi muito difícil nos mantermos entre os grandes do esporte, e vivemos das glórias dos títulos mundiais dos anos sessenta e dos tempos de Oscar Schimdt. Apesar de termos tido uma geração de muito talento na última década, nossa seleção não conseguiu ter grandes conquistas, chegando a ficar de fora das Olimpíadas de Tóquio. Quando não conseguimos uma vaga direta para Paris 2024, a última chance seria uma classificação através do Pré-olímpico, onde apenas o campeão garantiria uma vaga nas Olimpíadas desse ano. Muitas pessoas não acreditavam em um triunfo, inclusive o ídolo Oscar. Mas de forma surpreendente e apresentando um bom basquete, o Brasil venceu o Pré-olímpico contra a equipe da casa, a Letônia. 


O campeonato classificatório foi dividido em dois grupos, onde os dois primeiros de cada um se classificaria para as semi finais, até que a final decisiva diria quem estaria garantido em Paris. O Brasil acabou caindo em um grupo composto por Montenegro e Camarões. A primeira partida já seria importante, pois ela praticamente iria definir se avançaríamos de fase. A nossa seleção enfrentou Montenegro já contando com o desfalque do armador Raulzinho, contundido, sem poder atuar em quadra. Os principais jogadores do Brasil eram Bruno Caboclo, Marcelinho Huertas, Léo Meindl, Gui Santos e Yago, que esta se destacando muito no basquete europeu, chamando inclusive a atenção de Luka Doncic, em um amistoso anterior contra a Eslovênia. Mesmo não tendo o talento como anos anteriores, a seleção brasileira mostrou que é sólida e muito unida. Ao enfrentarem o time de Montenegro, que contava com Vucevic. O time verde e amarelo estreou vencendo por 81 a 72, que teve destaque de Caboclo, marcando 25 pontos. Em seguida, o Brasil acabou perdendo para Camarões, no detalhe, por 77 a 74.

Classificados para a semi final na segunda posição, os brasileiros tiveram que enfrentar Filipinas, que de forma surpreendente passou na primeira colocação do outro lado do grupo. O Brasil acabou começando muito mal, ficando atrás do placar no primeiro tempo, tendo que ir atrás do resultado para virar o placar e manter o sonho das Olimpíadas acessa, ao vencerem no fim por 71 a 60, na base de muita garra. Bruno Caboclo novamente foi o destaque, ao marcar 15 pontos e fazer um duplo duplo. Mesmo com diversos jogadores americanos naturalizados filipinenses, não teve jeito, deu Brasil e estávamos na final. O desafio seria contra a equipe da casa, a Letônia, com quem temos um histórico negativo de derrotas nos últimos anos. Sem se importar com a pressão da torcida adversária, o Brasil começou de forma arrasadora, abrindo uma larga vantagem no placar, garantindo o triunfo por 94 a 69, sem dar chances para a Letônia respirar. Yago acabou se machucando o segundo quarto, e Huertas, aos 41 anos teve que assumir a organização das jogadas da equipe. Caboclo foi o cestinha com 21 pontos e escolhido o MVP do campeonato. A vitória brasileira é gigante, já que ficamos de fora das últimas Olimpíadas. Calando a boca dos críticos, o basquete nacional de forma triunfante vai representar o nosso país em Paris 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA