Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história da Shonen Magazine

domingo, 14 de julho de 2024

Seguimos com os textos para falarmos das principais revistas de mangás do Japão, e dessa vez a escolhida foi a Shonen Magazine, que é uma das revistas mais tradicionais e clássicas do país. A editora Kodansha lançou a revista em 1959, fazendo dela o maior sucesso de vendas do país nipônico. No inicio a sua principal concorrente era a Shonen Sunday, mas ainda assim era a revista que mais vendia, tendo um público fiel, que gostava de acompanhar suas tramas ali apresentadas. Na década de sessenta a principal história do line up da Magazine foi "Ashita no Joe", uma história de boxe que acabou por colocar os mangás e animes para não somente o Japão, mas por todo o mundo. Era só o começo da trajetória da ShuMaga, como ela é carinhosamente chamada.


O sucesso nos anos sessenta foi sensacional, com todos os jovens querendo acompanhar principalmente a trajetória de Joe no mundo do boxe, mas foi nos anos setenta que a revista alcançou o estrelato e o auge de sua publicação, ao acrescentar mangás de comédia e esportes em seu line up. Mas quando os anos oitenta vieram a Magazine começou a perder espaço nas vendas anuais, já que a Sunday apresentou algumas boas histórias em sua revista, e principalmente com o avanço da Shonen Jump, que com novos mangás conquistava a primeira colocação do Japão. O grande problema da Shonen Magazine foi a sua restrição e censura, já que em seus mangás não havia espaço para tramas sangrentas ou contextos sexuais. Sendo assim, era impossível a Magazine concorrer com mangás como Dragon Ball e Hokuto no Ken, que possuíam altas doses de violência e uma comédia mais escrachada, algo que a tradicional Magazine não aceitava em suas páginas.

Nos anos noventa as restrições e censuras dentro da revista acabaram, e foi nesse momento que eles lançaram o mangá de maior sucesso da Magazine. Estou falando de "Hajime no Ippo", que segue sendo publicada até hoje, sendo um dos grandes pilares da ShuMaga. A line up estava muito forte nesse momento, contendo mangás como Beck, GTO, Hajime no Ippo e Love Hina. Com tramas mais diversas, contendo esporte, comédia e histórias mais maduras, a Shonen Magazine mostrava que ainda era uma revista de alta qualidade. Para termos uma ideia, Love Hina chegou aser um sucesso mundial, ultrapassando o territótio japonês. A nova crise foi quando os seus mangás de sucesso encerraram, pois a Magazine não conseguia trazer novos títulos de sucesso. Com isso, a Jump voltou ao topo para não sair mais, enquanto a Magazine teve apenas Fairy Tail como sucesso entre 2004 a 2012. Sendo assim, a Magazine acabou se tornando uma revista que ficou presa a um publico mais antigo, pois não havia novos sucessos. Isso mudou um pouco quando "Nanatsu no Taizai" entrou em cena, se tornando um sucesso comercial. Atualmente a Shonen Magazine possui "Blue Lock", que foi o mangá mais vendido do Japão em 2023, sendo o maior trunfo da revista para os próximos anos. Podemos dizer que a Shonen Magazine tem tudo para nos apresentar novos sucessos em sua line up no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA