Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O inicio do Plano Real

domingo, 21 de julho de 2024

Quem vive o Brasil de hoje em dia, onde amoeda Real já faz parte da vida das pessoas a muito tempo, mal imagina que nossa nação já passou por grandes crises envolvendo o dinheiro nacional. Houve um tempo onde o dinheiro possuía um valor pela manhã, mas a tarde já estava valendo outra coisa. Ou seja, muitas pessoas ao receberem corriam para comprar as coisas, pois o preço poderia mudar em segundos. Estou falando dos tempos onde a moeda nacional era chamada de Plano Cruzado, depois se tornou Cruzeiro antes de chegar ao nosso modelo atual. A todo momento era necessário uma nova ideia ou estratégia para podermos lidar com a perigosa inflação, que assolava o cidadão brasileiro comum.


O Brasil havia passado por uma grande crise nos anos em que Fernando Collor era presidente, pois ele acabou mexendo no dinheiro de grande parte da população, que estava nos bancos, para conseguir controlar a inflação. Após o seu impeachment, quem assumiu o cargo foi Itamar Fraco, que acabou dando todo o aval para que o ministério da fazenda pudesse criar uma nova moeda nacional. O homem que era o ministro dessa pasta era Fernando Henrique Cardoso, que mais tarde também viria a ser presidente do Brasil por dois mandatos, muito por conta do sucesso do Plano Real. Para combater a inflação, Fernando Henrique montou uma equipe com diversos economistas, sendo rodeado por cabeças pensantes dessa área econômica. Surgem assim nomes como o de Edmar Bacha, Winston Fritsch e Gustavo Franco. Pérsio Arida acabou assumindo o comando do BNDES, enquanto Clóvis Carvalho assumiu o cargo de secretário executivo do ministério da fazenda, coordenando as reuniões e sendo uma espécie de gestor da equipe, mesmo não sendo um economista.

No ano de 1993 uma transição começava a ser feita, com o Cruzeiro se transformando em Cruzeiro Real. Não pense que do dia para a noite ocorreu uma mudança na moeda, nada disso. Foram necessário primeiro três etapas, começando com um ajuste fiscal, seguido por uma desindexação e culminando na Âncora nominal, que seria o lançamento da moeda em âmbito nacional. No dia 1 de julho de 1994, finalmente surgia o Real, a nova moeda brasileira, que dura até os dias de hoje, sendo a moeda que permaneceu nas mãos dos brasileiros, sem aquelas inúmeras alterações de planos que ocorriam nos anos oitenta. Os economistas brasileiros se basearam na mesma estratégia usada na Alemanha, que acabou reconstruindo o país após a segunda guerra mundial. O sucesso do Plano Real foi imediato, conseguindo controlar a inflação no país. Com o sucesso, Fernando Henrique se candidatou a presidência da república, e acabou vencendo, devido a ser o nome principal da mudança de moeda que salvou o Brasil do buraco financeiro naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA