Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Leitor

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O livro escrito por Bernhard Schlink trabalha com diversos temas e traz a tona um dos momentos históricos da história da humanidade, o holocausto. Esse foi um momento histórico e de tristeza, e que os judeus foram presos pelos nazistas e muitos foram mortos. A trama do livro se passa uma década depois da segunda guerra mundial, onde muitos nazistas foram presos e muitos outros estavam respondendo na justiça pelos seus crimes. O protagonista do livro é o jovem Michael, que tem a sua vida transformada quando conhece a alemã Hanna. É com ela que ele inicia sua vida sexual, expande os horizontes de sua trajetória, enquanto ela precisa lidar com o seu passado trágico.


Muitos temas são colocados em cena nessa obra, o que faz dela um dos melhores livros para se ler, misturando história, filosofia e humanidade em um único contexto. A vida de Michael é simples, sendo um jovem que vai apenas da escola para a casa, até o dia em que conhece Hanna, uma mulher mais velha. Após conhece-la em um bonde, já que ela é a cobradora do transporte, eles começam a estabelecer um relacionamento, até que o jovem começa a frequentar a casa de Hanna. A literatura entra em cena, com Michael lendo livros para Hanna, que não sabe ler e escrever. Com o tempo, a relação dos dois se aprofunda e passam  ater uma vida sexual, com Michael se apaixonando por aquela mulher e pela rotina que estavam levando. Até que de repente, Hanna desaparece da vida dele. Sete anos se passam, e agora sendo um estudante de Direito, Michael acaba tendo uma surpresa, pois tem que acompanhar o julgamento de Hanna, acusada de crimes contra os judeus na segunda guerra mundial, em uma atitude que causou a morte de várias pessoas. Sentado na cadeira do tribunal, Michael acompanha todo o julgamento e o passado cruel de Hanna.

O livro começa a nos colocar entre passado e presente, com Michael se lembrando dos tempos de sua juventude com Hanna, enquanto ele vai vendo como o julgamento da mulher é conduzido. Hanna, envergonhada por não saber ler e escrever, prefere ser condenada e presa, ao invés de revelar sua deficiência. Presa, ela começa a desenvolver a leitura e a escrita com Michael, que narra os contos literários para ela ficar ouvindo em gravações. Com o fim da sentença, a administração da cadeia designa Michael para ajudar a mulher a se adaptar novamente a sociedade. Hanna tem dificuldades para aceitar o novo contexto, pois viu que o garoto cresceu, sendo agora um homem adulto. Por fim, Hanna acaba se suicidando, pela dor que causou a tantos inocentes. Ela deixa uma carta para Hanna, deixando uma quantia em dinheiro para que seja entregue para alguma família vitima do holocausto. O livro é bastante dramático e toca em temas importantes, além de ser uma viagem pela vida e memória de um jovem que se desenvolveu e cresceu, tendo a sua vida ligada a Hanna, que foi essencial para a sua formação. Bernard Schlink traz também humanidade, mostrando um outro lado de quem estava envolvido na guerra, e como isso marcou profundamente a vida de todos, tanto de judeus como alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA