Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Nelson Piquet, campeão da Fórmula 1 em 1981

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O brasileiro sempre foi um amante do automobilismo, e viu em Emerson Fittipaldi um ídolo com dois campeonatos vencidos na Fórmula 1. Mas em 1980 Emerson decidiu deixar a modalidade, abrindo assim um buraco, que rapidamente foi preenchido por outro piloto nacional, o brasiliense Nelson Piquet. O piloto dirigia o carro da equipe Brabham, que não era a favorita. Naquela temporada havia um piloto que tinha todas as chances de ser o campeão, o argentino Carlos Reutemann, que pilotava pela Williams. Em um campeonato emocionante e surpreendente, Nelson Piquet acabou ganhando o seu primeiro troféu por apenas um ponto de diferença, além de ter lutado fortemente com problemas no pescoço. Começava a assim a história  vencedora do Piquet no automobilismo.


A temporada contou com quinze provas, e pasmem, Piquet não liderou o campeonato em nenhum momento, apenas na última prova, quando se sagrou campeão. Longe ter sido uma zebra, pois isso mostrou o quanto o piloto brasileiro era talentoso e arrojado, aproveitando as oportunidade que apareceram. A primeira etapa foi em Kyalami, com vitória de Carlos Reutemann, com muita chuva. Nos Estados Unidos, Alan Jones, mais um piloto da Williams, venceu a prova, mostrando que a equipe de Jones e Reutmann era a favorita. O GP do Brasil foi debaixo de muita chuva, sendo disputado no autódromo do Rio de janeiro. Aconteceu uma dobradinha da Williams, com Carlor Reutemann em primeiro e Alan Jones em segundo. Piquet estava tendo dificuldades nas primeiras provas, mas sua primeira vitória veio no GP da Argentina, quando ele liderou de ponta a ponta a corrida. Em San Marino, uma nova vitória do brasileiro. Um outro piloto que se destacava na Fórmula 1 era o francês Alain Prost, que pilotando pela Renault, venceu as etapas da Holanda e da Itália. O canadense Gilles Villeneuve foi vencedor em Mônaco e na Espanha.

A temporada seguia com Carlos Reutemann na liderança, com o argentino vencendo no GP da Bélgica. Apesar do argentino ganhar apenas duas provas na temporada, estava na liderança por conseguir se manter na zona de pontuação durante todo o ano, dificultando uma reação dos adversários. Villeneuve tentava se aproximar, dirigindo o carro da equipe Ferrari. As coisas começaram a ficar melhor para Nelson Piquet, quando ele venceu o GP da Alemanha, além de ver Reutemann ficar sem pontuar após quebra do carro. No GP da Holanda o argentino também não pontuou, enquanto que o brasileiro sim, fazendo com que ele entrasse na zona de pontuação com chances de ser campeão. Tudo ficou para a última prova, em Caesar Palace, conhecido como o GP de Las Vegas. Nelson Piquet tinha um agravante, pois esta com fortes dores no pescoço, tendo que pilotar no sacrifício e com muitas dores. Quando a corrida terminou, Piquet teve que precisar de ajuda para sair do carro, tamanha as fortes dores que estava sofrendo. Reutemann fez a pole, mas já na largada acabou perdendo posições, enquanto Piquet conseguiu terminar a corrida vencida por Alan Jones na quinta posição, o suficiente para conseguir ser campeão, com apenas um ponto na frente de Carlos Reutemann. Nelson Piquet vencia assim seu primeiro título da Fórmula 1, enquanto Reutemann dava declaração de que havia perdido o campeonato para seu engraxate, já que quando criança, Piquet trabalhou no carro dele em um GP em Brasília, uma década antes. Assim, o Brasil voltava a ter um campeão na Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA