A trama apresentada na novela Cabocla já muito antiga, sendo primeiramente apresentada em um livro escrito em 1931, pelo autor Ribeiro Couto. Com o sucesso da obra escrita, quando o mundo da televisão começou a apostar em telenovelas, "Cabocla" foi uma das primeiras a ganhar uma adaptação, e sendo assim, em 1959 tivemos a primeira versão televisionada da obra, em 1959 pela TV Rio, e depois em uma nova versão pela TV Globo em 1979, quando alcançou um sucesso ainda maior. Em um momento onde diversos remakes estão sendo realizado, um deles foi com a própria "Cabocla", que ganhou a sua nova versão pelas mãos de Benedito Ruy Barbosa, que em 2004 trouxe os atores Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira para protagonizarem a obra.
A trama se passa no ano de 1918, um Brasil bem diferente de hoje, sendo assim uma novela rural, no melhor estilo de produção de Ruy Barbosa. Dentro do elenco, além dos protagonistas já citados, temos grandes nomes da dramaturgia nacional, com Tony Ramos, Danton Mello, Eriberto Leão, Malvino Salvador, Carolina Kasting, Regiane Alves e muitos outros. Tudo começa quando o jovem rico Luis Jerônimo precisa abandonar a vida de festas e bagunças, quando descobre que está com problemas no pulmão. Para que sua doença não se agrava, ele vai respirar o ar puro de Vila da Mata, para morar com o primo, o coronel Boanerges, interpretado em uma ótima atuação por Tony Ramos. Ao chegar na cidade, Luis Jerônimo se apaixona pela jovem Zuca, que é uma cabocla bastante arredia. Acontece que para viver esse grande amor, alguns desafios precisam ser superados. Primeiro que a moça está comprometida com o peão chamado Tobias, e segundo que existe uma grande diferença social entre eles. O problema aumenta quando Pepa, ex namorada de Luis, acaba vindo de São Paulo, se hospedando na casa do Coronel Justino, o grande rival politico de Boanerges.
Existe espaço para humor dentro da novela, além da disputa politica envolvendo Justino e Boanerges, que querem o poder dentro da cidade. Para piorar a briga e o conflito entre eles, os filhos de ambos acabam se apaixonando, Belinha e Neco, que querem viver um grande amor. Neco, interpretado por Danton Mello, busca crescer politicamente na cidade, sempre em prol do povo, buscando uma nova forma de fazer politica, chegando a enfrentar os dois coronéis. Após muitas idas e vindas e conflitos, o amor entre Luis Jerônimo e Zuca vai ganhando força, enquanto ele mesmo acaba mudando a sua forma de ser, deixando de ser um bagunceiro para poder viver o seu grande amor. Os dois acabam se casando sem a presença dos pais dela. Neco e Belinha também acabam se casando, após conseguirem fazer com que a rivalidade entre as famílias viessem a acabar, ainda mais quando Belinha acaba tendo um filho. A novela se encerra com Neco discursando na cidade ao lado do seu pai Boanerges as vésperas de uma eleição. "Cabocla" foi transmitida no horário das seis, sendo muito agradável e conseguindo unir as famílias para assistirem uma trama leve e muito boa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário