Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Whiplash - Qual é o preço da perfeição?

quinta-feira, 6 de junho de 2019

As vezes existem alguns filmes que nos surpreendem. Filmes com baixo orçamento, com atores não muito conhecidos, mas com um roteiro que traz uma história impactante e que nos prende com ótimos conflitos em torno de seus personagens. Pois bem, Whiplash: Em busca da perfeição é uma dessas produções. O roteiro traz a história do jovem baterista Andrew Neiman, que busca ser o melhor baterista de Jazz de sua geração, e assim busca treinar e se esforçar ao máximo para isso. Então no meio de sua jornada ele acaba conhecendo o professor Terence Fletcher, conhecido por ser rigoroso e muito duro. O que vemos a seguir é um professor que passa dos limites para arrancar o melhor de Andrew, sem se importar com as consequências ele o faz treinar e treinar muito, levando o jovem ao seu limite. É então que temos a grande questão do Longa, o quanto vale a pena buscar a perfeição? Qual o limite para chegar ao nosso maior objetivo de vida?


A trama apresentada, apesar de parecer simples é fantástica, pois vemos a cada cena o quanto Andrew busca se superar para agradar seu mentor, um cara nada fácil, já que parece que nada esta bom para ele. No Jazz os melhores vencem, são reconhecidos e chegam ao estrelato, e é isso que Fletcher busca fazer com seu aluno. Andrew chega até a sangrar tocando bateria sem parar, fica completamente suado para alcançar o ritmo certo e ainda assim leva bronca. Temos uma cena inclusive, em que o jovem acaba sofrendo um acidente de carro, mas ainda assim aparece para uma apresentação. Em um mundo concorrido, ser o segundo não é o bastante, apenas ser o melhor. O filme traz em cena uma realidade encontrada em muitas áreas, pois é comum vermos executivos ficarem sem dormir, atletas levarem o seu corpo ao limite e muitas pessoas se cobrando muito para serem o melhor. Talvez seja esse um dos motivos de termos uma geração tão ansiosa e tão cheia de culpa. Ser o segundo ou o terceiro se transformou em derrota hoje em dia. Gosto muito de ganhar, gosto de ter uma mentalidade vencedora, mas acima de tudo, o mais importante é vivermos bem, em paz e sem culpa.

O outro lado da história fica por conta do professor Fletcher, um homem rigoroso que suga o máximo de seus comandados, mas de uma maneira bruta e ditadora. Existem muitas maneiras de liderar, e acredito que a pior delas é a que Fletcher executa, por mais que os resultados apareçam. Toda liderança que cobra, suga e busca apenas resultados acaba cansando o seu liderado ao longo prazo, pois ninguém aguenta longas jornadas de pressão por tanto tempo. É muito bom ter alguém que tira o melhor de você, eu gosto disso, mas é necessário ter momento de descanso, ter momento onde venhamos a perceber que o relacionamento discípulo e mentor não é baseado apenas em coisas, mas também em amizade e relacionamento. A combinação entre Andrew e Fletcher parece perfeita de inicio, já que temos o melhor treinando um talentoso músico, mas o trabalho acaba afundando quando nada é o bastante para agradar Fletcher. Whiplash possui muita coisa boa, como músicas excelentes, ótimas atuações de seus atores e um roteiro que traz muita discussão e reflexão, sendo um dos melhores filmes dos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA