Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Lava Jato, Moro e The Intercept

terça-feira, 18 de junho de 2019

Antes de começarmos a falar desse assunto tão polêmico queria dizer algumas coisas, para não ser partidário, por mais que o texto possa parecer mostrar isso. Primeiro quero dizer que amo o jornalismo, principalmente o jornalismo investigativo, onde é mostrado o melhor da profissão, quando de fato a verdade é revelada, doa a quem doer. Temos muitos casos disso na história, revelações fantásticas que ajudaram a população e diversas soluções de casos e crimes. Outra coisa importante é ressaltar que demorei para escrever sobre o assunto porque estava lendo e escutando todas as partes e análises sobre o que estava sendo dito. O caso em questão, tema do texto, é a publicação do site The Intercept, que mostra conversas entre Moro e Dellagnol, querendo revelar que Sergio Moro influenciou e direcionou o caso ao seu favor, que ele foi mais que Juiz, ultrapassou as as barreiras da Lei. Será? As revelações anulam a Lava Jato? Moro agiu certo ou não?


Sergio Moro com a Lava Jato representou a justiça sendo finalmente feita no brasil, onde vimos políticos sendo presos, algo inédito no país, além de também vermos as condenações de empresários, Empreiteiros e a desconstrução de verdadeiras quadrilhas de colarinho branco. Enfim, a Lava Jato acabou sendo elogiada pelo mundo, ganhando prêmios e Moro sendo homenageado e fazendo palestras pelo mundo. Após a prisão de Lula, a Lava Jato chegou ao seu ponto máximo e tudo parecia estar se resolvendo, até a publicação do Intercept colocar tudo a prova. Nas publicações o Intercept mostra conversas onde Moro direcionava, cobrava e de certa forma apoiava o processo. Pela Lei o Juiz não pode ter tais tipos de conversas com os promotores, pois caracteriza favorecimento para um lado, coisa que Sergio Moro disse nunca ter, pois dizia que estava ao lado da Lei e da verdade. Mas para todos que acompanhavam o processo não é nenhum segredo que Moro não gostava do PT e do que eles fizeram com o país, e sempre foi de sua vontade prender os políticos corruptos. Não me surpreendi com as revelações do Intercept, só não achei que Moro estava assim tão empenhado em caçar os envolvidos em corrupção, ao ponto de ter conversas sobre o assunto em redes sociais.

Mas vamos la. quem foi o autor das revelações? O dono do Intercept é o americano Glenn Greenwald, que apesar de também dizer que não possui lados favoritos é casado com o deputado do PSOL, David Miranda. Sério que o senhor Glenn não possui interesse nestas revelações? Ele apoia Lula e na entrevista que deu ao Pânico deixou a entender que o certo é anular a Lava Jato e soltar todo mundo. Como que iremos soltar políticos corruptos? Anular algo que demoramos tanto para conseguir? Isso me cheira interesses pessoais desde o inicio. Quer mais? Glenn não revela de onde veio a fonte dessas conversas entre Moro e Dellagnol, mas já existem investigações onde dizem que o Intercept contratou Hackers especializados para furarem o bloqueio das redes para conseguirem tais conversas. Isso é crime, e dos graves. Mas afinal, Moro foi correto? Não, ele de fato não podia ter se envolvido tanto, pois isso traria uma mensagem negativa em relação a sua postura. Mas ele não cometeu crime, apenas deixou claro que possuía um lado. Acontece que ele não prendeu ninguém inocente, já que todos os acusados possuem culpa no cartório. Por isso a Lava Jato não deve ser anulada, continua credenciada a caçar corruptos. Eu torço para que todos sejam presos, independente do partido, pois o Brasil merece que a justiça seja feita. Vamos acompanhar o que vem pela frente, seja com novas revelações do Intercept ou com respostas de Moro e Dellagnol. Seguimos acompanhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA