Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Vidas ao vento

domingo, 8 de outubro de 2023

O filme animado "Vidas ao vento" é uma das coisas mais lindas que o estúdio Ghibli já fez em sua história. O roteiro possui muitas camadas dentro de sim, ao falar de assuntos dentro de uma linha narrativa, como por exemplo sobre amor e a entrega pela pessoa que se ama. Também vemos discussões sobre a guerra, sobre a aviação e usando de metáfora, ao falar sobre o vento e a vida. De fato, "Vidas ao vento" merece não apenas ser visto, mas degustado e analisado ao fim de sua passagem pela tela. O roteiro é feito pela lenda da animação japonesa, Hayao Miyazaki, onde ele nos conta sobre a vida do jovem Jiro Horikoshi, que tem o sonho de ser um projetista de aviões. Assim como a vida de todos, vemos o protagonista atrás de seus sonhos, enquanto luta com as adversidades do seus dia a dia.


A produção possui uma fotografia linda, com muita cor  riqueza nos detalhes, com tudo sendo muito bem desenvolvido. Os personagens também trazem profundidade, ninguém esta ali a toa. Miyazaki também nos traz espaço para coisas fantásticas, como nas visões que Jiro tem de projetistas do passado, onde o vemos tendo conversas com essas personalidade em sua imaginação. Como todo sonho, nem tudo acontece da forma que desejamos, já que ele acaba tendo o seu talento usado para algo que nunca imaginou, projetar aviões para a guerra. Diversos locais do vilarejo japonês nos é mostrado, nos dando uma imagem do Japão nos anos da segunda guerra mundial. Um outro problema dramático que Jiro enfrenta é em relação a garota chamada Naoko. A jovem acaba sendo uma inspiração para ele, e os dois se apaixonam. O problema é que Naoko tem graves problemas de saúde, mas mesmo assim não se deixa abater, ao buscar sempre estar motivando Jiro em busca dos seus sonhos. O relacionamento entre os dois é muito bonito, nos inspirando a viver um amor puro, onde um incentiva o outro.

A trama nos passa uma mensagem muito bonita, usando uma frase que nos leva a uma reflexão. Ela diz que "Quando o vento se levanta, só nos resta viver", passando a mensagem que não importa o problema que se levante, devemos continuar a viver e lutar. É exatamente isso que vive Jiro, que apesar de sempre buscar o bem de Naoko e fazer projeções de aviões em meio a uma guerra, ele continua seguindo em frente. Algo interessante em relação a guerra, é que Jiro nunca vê os aviões que cria retornar para casa, mostrando que em meio a essa guerra, tanto os aviões como as pessoas estão morrendo. Em seus sonhos, Jiro conversa com Caproni, um famoso projetista italiano, que lhe diz que uma pessoa possui no máximo dez anos de vida criativa. Outro personagem que tem a sua participação no filme é Sherlock Holmes, que simplesmente aparece para dizer "Viva" para o protagonista. "Vidas ao vento" acaba sendo uma coleção de memórias do próprio Miyazaki, que faz uma homenagem a diversas celebridades que ele gostava na sua juventude. Ao terminar de assistir a animação, saímos com uma mensagem de motivação, que temos que seguir em frente, não importa o motivo. Por fim, após assistir, você nunca mais verá o vento da mesma forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA