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A história da Shonen Jump

domingo, 29 de outubro de 2023

O maior produto do Japão sem d´vidas são os mangás. É possível observar pessoas lendo em todo o tempo e nos mais variados locais, seja em trens, na rua ou nas praças. O mercado de mangá também é muito extenso, podendo alcançar as mais diversas pessoas, com os mais variados assuntos. Temos quadrinhos japoneses voltado para meninos, para meninas e também para o público mais adulto. Quando falamos em mangás masculinos, estamos falando do gênero shonen, e uma das revistas mais importantes é a shonen jump, que foi a casa de grades sucessos do mercado de quadrinhos, como Dragon Ball, Naruto, One Piece e tantos outros. Vamos então falar sobre a história dessa revista tão conceituada.


A revista foi criada em 1968 e passou por diversas fases durante sua trajetória. Com o crescimento do Japão nos anos pós segunda guerra mundial, começaram os fanzines de mangás através da Shonen book, que contava com histórias mais curtas, já que os japoneses não acreditavam que as pessoas iriam se prender a tramas mais longas. Tudo mudou com a chegada do editor chefe Tadasu Nagano, que viu que outras revistas apostavam no seguimento de lanças mangás de fora semanal os seus produtos. Sendo assim, Nagano pressionou a Shueisha para que eles também fizessem algo parecido para terem sucesso. Foi ele quem trouxe o nome Weekly Shonen jump, trazendo as palavras amizade, esforço e vitória como slogan do projeto. A princípio a revista começou a ser distribuída de forma quinzenal, o que não trouxe muito sucesso. Até que finalmente a revista Shonen jump passou a ser semanal, alcançando assim um público fiel. Diversas séries de mangás eram colocadas semanalmente para serem acompanhadas. Nesse principio, a grande crise vivida pela revista foi por conta do sindicato trabalhista, já que seus escritores eram colocados a trabalhar com muita pressão de prazos em suas histórias.

Com a revista tendo já  seu público, Nagano trouxe outra ferramenta importante, os questionários. Através deles, o público poderia votar semanalmente nas tramas que eles mais haviam gostado. Isso serviria para o editor saber quais obras teriam continuidade e quais delas seria cancelada. Os anos setenta foram de grande crescimento para a Shonen jump, onde a revista chegou a ter onze séries sendo serializadas. No ano de 1974 houve uma mudança de bastão, com Nagano passando o cargo de editor chefe para Shigeo Nishimura, que foi o responsável pelas grandes obras dos anos oitenta, da qual chamamos de Era de prata da Shonen jump, tendo como sucesso obras como Captain Tsubasa, Hokuto No Ken e Dr. Slump. O mesmo Nishimura também esteve na liderança na Era de outo da revista, onde vimos a explosão de vendas com Dragon Ball  Slam Dunk, além de ter tido boas vendas com Saint Seiya e Yu Yu Hakusho. Quando o editor Kazuhiko Torishima assumiu, teve que lidar com uma crise na Jump, pois os grandes sucessos da revista chegaram ao fim. O renascimento veio com os mangás ne Piece, HunterxHunter e Naruto, os pilares da nova Era da Jump. Hoje em dia a revista segue buscando se reinventar e trazer novos sucessos, mas é possível ver o quanto que a Shonen jump se tornou um fenômeno de vendas no Japão e um sucesso no mundo inteiro.

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