Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Nirvana- Bleach

sábado, 28 de outubro de 2023

Existe um Nirvana antes da explosão do álbum "Nevermind". Para aqueles que achavam que o disco do bebê na capa azul era o primeiro lançamento da maior banda de grunge de todos os tempos, esta muito enganado. O primeiro trabalho da banda de Seattle foi lançado em 1989, e quem comandava a bateria era outro baterista, chamado Chad Channing. O que podemos ouvir são musicas com guitarras distorcidas e letras que falavam a respeito de coisas sobre o comportamento humano. Kurt Cobain começava a colocar para fora os seus sentimentos através de suas canções. A própria capa escura do disco já mostra a vibe que o Nirvana estava vivendo, sendo um trabalho de estreia muito longe do sucesso comercial que foi 'Nevermind", lançado alguns anos depois.


A primeira canção é "Blew", que fala sobre alguém que quer ir embora. Já é perceptível o som denso que o álbum traz, misturadas com a ótima voz de Kurt. A canção "Floyd the barber" traz ris iniciais muito bons, com a letra contando sobre um barbeiro chamado Floyd. A música do álbum de estreia que eu mais gosto é "About a girl", que acaba também por ser a mais leve, quase uma balada de rock. Kurt se destaca muito como vocalista, que traz uma letra falando a respeito de uma garota. Essa canção já é uma prévia daquilo que iriamos ver anos mais tarde em "Nevermind". Os rifs em "School" é sensacional, falando sobre a vida escolar e sobre não ter férias. O baixista Krist também apela nos rifs d o seu Baixo na música "Love Buzz", que une o instrumento junto com a guitarra de Kurt muito bem. Apesar de tanta densidade nos instrumentos, a letra da canção é uma declaração de amor. Uma curiosidade é que essa música é um cover de uma banda holandesa, chamada Shocking blue. Em contrapartida temos a pesada "Paper cuts". 

"Blach" traz as influencias punk da época, tanto com as letras como também com a capa do disco, sendo um grito do movimento undergroud que mais tarde ganharia o nome de movimento grunge. Kurt Cobain grita bastante em "Negative creep", com uma letra mais pesada, onde ele fala sobre ser uma pessoa negativa. O peso da guitarra continua com "Scoff", com uma voz muito enérgica do vocalista. A bateria de Chad cabe muito bem com a proposta do disco, mostrando que a sua saída do Nirvana não foi por conta do seu talento como músico. O instrumental da música é muito boa e sua letra fala sobre violência. Em "Swap meet" temos uma canção falando a respeito de troca de cidade, sendo perceptível a guitarra gritando bastante, no melhor estilo grunge. "Mr. Moustache" é mais punk, enquanto "Sifting" traz peso no seu som. Uma mistura perceptível é em "Big cheese", que traz peso no som mas leveza no momento do refrão. O álbum termina com "Downer", misturando muitos sons dos instrumentos e com Kurt brincando com a voz enquanto canta. "Bleach" é a estreia do Nirvana, trazendo o som do underground para o mainstream.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA