Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que foi o movimento Grunge?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Nos anos noventa um movimento nascia na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, o Grunge. Com suas camisas xadrez e sues All Star nos pés, o movimento foi crescendo ao ponto de ganhar o mundo, e ter seus adeptos até os dias de hoje. Aqueles anos traziam jovens buscando motivos para seguir em frente, que lutavam com seus mais diversos conflitos, onde tudo isso acabou sendo expressado dentro do estilo de música que abusava das guitarras distorcidas e suas letras buscando sentido para a vida. Alguns achavam aquelas pessoas frias e talvez tristes, mas o derivado do Punk crescia a cada ano, e as bandas que surgiam na época puxavam uma fila de jovens que queriam gritar a sua mensagem para o mundo. E a banda mais famosa era o Nirvana, liderada por Kurt Cobain, a banda fez da canção "Smell Like Teen Spirit" um hino daquela geração. Mas nem só de Nirvana vivia o Grunge.


O Nirvana sem dúvidas era a banda mais famosa, onde após lançar o Álbum Nevermind chegou ao topo do cenário da musica em 1991. Além disso, Kurt era um cara que atraia a atenção, seja por sua voz nas músicas como também pela sua vida cheia de polemicas. Outra banda que até hoje faz sucesso e que acabou tomando a bandeira do Grunge foi o Pearl Jam, liderado por Eddie Vedder e sua poderosa voz. A fria Seattle também trouxe a banda Soundgarden, que tinha Chris Cornell e sua inesquecível entonação vocal puxando as músicas de sua banda. Junto com as bandas anteriores podemos também destacar o Alice In Chains, que fazia parte do movimento Grunge com muito sucesso. Destaco essas quatro bandas como as principais do movimento, apesar de haver diversas outras bandas que também faziam parte do bolo deste cenário. Em quatro anos o Grunge varria os EUA e o mundo, onde era comum diversos artistas aderirem ao visual, assim como os jovens da época e também aqueles que vieram nos anos seguintes.

Acontece que em 1994 as coisas começaram a mudar, levando o Grunge a se eternizar, apesar de perder sua principal fonte de sucesso. Kurt Cobain foi encontrado morto e uma legião de fãs ficou a deriva. Era o fim do Nirvana. Os anos seguintes foram estranhos, ficou uma lacuna, já que o Nirvana era a principal banda de Rock do mundo na época. O Pearl Jam acabou sendo a banda que segurou a bandeira até hoje, onde Eddie Vedder não se deixou levar pela fama e holofotes. Com o passar dos anos o Grunge ia perdendo os seus representantes. Layne Stanley também falecia, para por fim Chris Cornell também acabar falecendo. Um triste fim para um movimento que marcou uma geração. O Grunge não era apenas um conjunto de roupas, mas também de atitude e comportamento, que mesmo tendo pouco anos como principal estilo do Rock acabou ficando para sempre, talvez por seus representantes acabarem tendo finais de vida tristes. Ainda hoje vemos o estilo de roupas em algumas pessoas, além de muitos vestirem camisas do Nirvana. Mas aquilo que foi visto nos anos noventa, aquela atitude e aura já não existe mais, ficou naquele tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA