Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Matrix é um filme Cristão e você não sabia

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Este ano esta fazendo vinte anos da estréia de Matrix, o filme que revolucionou o cinema, com efeitos especiais novos, como o Bullet Time, além de cenas de luta muito bem ensaiadas. Mas não é só isso, o roteiro da trama é de explodir a cabeça. Nela, vemos Neo acordando para a realidade após comer uma bala oferecida pelo misterioso Morpheus, e então Neo descobre que o mundo em que vivemos é uma fantasia, chamada Matrix. O mundo real esta um caos, onde existe uma batalha entre a humanidade e as Máquinas. Matrix reúne vários elementos em sua história, como a filosofia e o mundo Cyberpunk. Mas quero trazer você para um outro olhar, quero lhe mostrar que Matrix traz uma mensagem cristã em seu roteiro.


Quero durante este este texto apontar vários sinais onde podemos encontrar muitos pontos em comum com o que o Cristianismo ensina, a começar pelo personagem principal. Quando recrutado, Neo é tratado como sendo o "escolhido", aquele que irá libertar a humanidade do domínio das Máquinas. Neo pode ser uma alegoria de Jesus Cristo, pois o filho de Deus também possui a missão de salvar a humanidade, Ele é o "escolhido" para ir a cruz e morrer pelos pecados da humanidade. Isso sem falar que a humanidade vive o verdadeiro Apocalipse, um mundo distópico cheio de destruição,onde nem mesmo o Sol pode ser visto. Quer mais um ponto interessante? Neo acaba morrendo de braços abertos, assim como Jesus, que se entregou pela humanidade de braços abertos. Ainda tem mais. Dentro da equipe de Neo, existe um que acaba traindo todo o time, pois percebeu que viver na Matrix era melhor do que viver no mundo real. Te lembra alguém? Para mim me lembra Judas.

E o que dizer sobre a Matrix? Esse mundo onde tudo é fantasia e uma mentira. Quando o filme nos fala sobre acordar para o mundo real, ele não força a barra. Morpheus nunca obriga Neo a nada.Como um bom evangelista, ele traz opções ao personagem principal e deixa ele escolher. Assim é a vida cristã, uma escolha, uma decisão que irá mudar a sua vida completamente, como vemos na vida de Neo. Quando acorda para a realidade, Neo aprende a ser mais humilde, aprende a ter fé, descobre uma missão e um propósito para a sua vida. Mas o que mais acho interessante é todo esse conceito envolvendo a Matrix. Morpheus explica que Matrix é um mundo que trabalha para prender a nossa atenção, nos desviando da realidade e da verdade. O mundo é assim, trabalha para nos manter ocupado, para nunca prestarmos atenção em Deus. O filme nos chama para um "despertar", um olhar correto para a verdade, ou seja, nos libertar das prisões da Matrix.


Quem quer nos impedir de vermos a verdade? Os Agentes, que querem matar Neo e impedir as pessoas de acordarem. Esses Agentes representam não apenas demônios, mas também nossos pensamentos religiosos, nossos preconceitos e conceitos errados. É tudo aquilo que nos impede de acordar para a verdade. A batalha é tão grande, que existe uma guerra, entre Máquinas e homens, para que as pessoas possam abrir os olhos. São as guerras espirituais que não enxergamos, mas elas existem. Sair da Matrix é sair de uma vida sem sentido, só de prazer e busca por coisas passageiras. Acordar para o mundo real é libertador. Possui desafios? Sim, e Neo é a prova disso. Assim como aconteceu com o personagem de Keanu Reeves, durante a nossa vida opções irão nos aparecer, requerendo uma escolha de nossa parte, mas a decisão é individual. Vai escolher a Matrix ou o mundo real? Bem, é isso, queria lhe mostrar o quanto Matrix era Cristão. Acho que consegui, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA