Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Twitter, mudança de nome e a nova Era das redes sociais

domingo, 13 de agosto de 2023

Como já disse por aqui, a minha rede social favorita sempre foi o Twitter. O Facebook começou muito bem, mostrando uma força enorme, ao criar uma nova conexão dentro da internet. Claro, não podemos nos esquecer do Orkut, que começou com tudo isso, mas que teve uma vida curta. Ao longo dos anos diversas outras redes surgiram, mas ainda assim, o Twitter se manteve entre as mais acessadas, pelos mais variados motivos que expressei em um dos textos do nosso Blog. Mas no último ano, com uma mudança de administração, tendo Elon Muk como novo dono, toda uma estrutura foi desmontada e uma nova rede social surgiu, ou pelo menos, um novo nome. Surge assim o "X".


Mas o que seria esse tal de "X"? Ainda não sabemos, e o que parecia ser bom ter Elon Musk, vai se transformando em uma quebra de estrutura que vai incomodando aqueles que gostavam do Twitter. Nos anos de eleições americanas, como era de se imaginar, as redes foram usadas para campanha politica, e tivemos em Donald Trump um personagem que usava o Twitter para colocar seus pensamentos, e infelizmente, algumas fake news foram descritas. Sendo assim, Trump acabou sendo expulso do Twitter, enquanto outros personagens, inclusive ditadores, continuavam com sua conta ativa. Elon Musk viu tudo isso e decidiu que iria mudar as coisas, acabando assim com essa ditadura. Ele então realizou a compra do Twitter e sua primeira ação foi o de demitir os principais líderes da empresa, e em seguida trouxe Trump e outros excluídos de volta. Meses depois, Musk mudou a identidade visual da empresa, tirando o pássaro azul de cena para colocar apenas uma letra X em um fundo preto. Confesso que para mim foi estranho, e não concordo com a mudança. Por quê mudar algo que já estava na mente de todos e com reconhecimento mundial?

Por outro lado, Mark Zuckerberg também busca o domínio no mundo da internet, e preferiu usar uma outra técnica, a de ir comprando os principais adversários. Primeiro ele comprou o Instagram e assim aumentou sua gama de domínio de redes sociais. Outras empresas surgiram com novas ideias, e se Mark que não conseguia comprá-la, roubava a ideia e acrescentava dentro do Instagram. Quando o ele tentou comprar o Snapchat e teve uma recusa, ele foi lá e colocou o storyes dentro do Instagram. Pronto, se ele não conseguia conquistar, colocava na sua rede de maior sucesso. Em seguida, Zuckerberg comprou o WhatsApp e começava a criar o grupo Meta. Como Mark nunca conseguiu a adquirir o Twitter, resolveu criar o Threads, que copia as mesmas funções do Twitter. Acontece que não da para competir com algo tão bem estruturada como a rede do pássaro azul, e mesmo com um efeito manada enorme de pessoas migrando para o Threads, a nova rede social parece já estar esfriando e tendo pouco acesso e inscrições como se esperava. Será que Elon Musk fez o "X" procurando competir com a identidade visual do Threads? Se for, sem necessidade alguma disso acontecer. Enfim, temos em Mark Zuckerberg e Elon Musk os dois principais nomes das redes sociais do mundo, donos de empresas muito fortes. Os próximos anos pode definir a morte de algumas delas e inicio de outras, vamos aguardar e ver o que o futuro nos apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA