Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Precisamos falar sobre a seleção feminina de futebol

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

A seleção feminina de futebol do Brasil foi eliminada na primeira fase da Copa do mundo, em uma campanha horrorosa, sendo a primeira vez que o Brasil é eliminado nessa fase, desde que o futebol entre mulheres começou a receber investimento e atenção. Também acabou sendo a última competição mundial de Marta pela seleção, onde ela disse ao fim da partida que ela estava chegando no fim da linha, mas novas meninas seguiriam a jornada. Tudo foi muito frustrante e ruim, com a equipe fazendo uma competição ruim, e por fim sendo eliminada de forma vexatória para a Jamaica. Mas o que acontece com o futebol feminino brasileiro? Por que não progride e avança?


Muito se fala sobre o futebol feminino, onde as jogadores a cada ano vivem falando que não possuíam investimento, que não existia uma campeonato no país e que as jogadoras eram tratadas como amadoras. Nos últimos anos isso foi consertado, pois temos um campeonato nacional, os clubes do país possuem a modalidade feminina e diversos jogos começaram a ser transmitidos. Ainda assim, o futebol não evolui. Em seguida, transformaram a modalidade das mulheres em lacração, uma fonte de militância. Ainda assim, nada de bons resultados. Afinal, o por que o time de futebol feminino não tem bons resultados? Me desculpe dizer, mas elas jogam muito mal, e novamente, me desculpem, mas assistir futebol feminino é péssimo. Isso não tem nada a ver com machismo, tem a ver com talento e com o estilo de jogo apresentado. É uma opinião particular minha, mas não é agradável assistir uma partida das mulheres, onde apresentam erros grotescos de movimentação, passes e chute a gol. E assim, entre jogos ruins, o Brasil esta estre as que produzem um futebol ruim.

A luz que atraia o público para ver os jogos da seleção era  ameio campista Marta, detentora de diversos prêmios individuais, mas que nunca conseguiu vencer um torneio de nível mundial pelo Brasil. Realmente, um desperdício e uma frustração vermos que Marta não conseguiu erguer troféus pela seleção. Seja por conta de jogadoras ruins ou de um esquema que não tirava o melhor da camisa dez. Muito se pediu por renovação, que abandonassem jogadoras antigas como Formiga e dessem espaço para jogadoras mais novas. O resultado? Uma eliminação na primeira fase da Copado mundo para a Jamaica. Quem viu a partida, passou muita raiva, pois o Brasil teve pouco volume de jogo e nenhuma criatividade para marcar um gol. Estou sendo muito duro ao falar da seleção feminina, mas a verdade precisa ser dita. Valorizo as meninas que querem jogar e apoio para que de fato pratiquem o esporte. Mas não venham nos obrigar a querer assistir, ou então usar o futebol como ferramenta de feminismo e outras militâncias. Porque o que traz resultado é bola rede e não discursos politizados. O futuro da seleção é incerto, ainda mais com a treinadora Pia fazendo um péssimo trabalho nesses anos. Voltamos ao estado de amadoras? Não, longe disso, mas se o Brasil quer ganhar algo a nível mundial, precisa começar a focar mais em futebol e menos em lacração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA