Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A corrida espacial

sexta-feira, 30 de julho de 2021

A humanidade sempre teve um anseio pela exploração. Desde o inicio dos tempos o homem é um explorador do desconhecido. Se lermos as primeiras páginas da Bíblia, encontraremos Adão explorando a criação de Deus, dando nome a animais e conhecendo o jardim. Seguindo a história, veremos os grandes navegadores em busca do novo mundo. Poderíamos seguir falando sobre as cruzadas e tantas conquistas de guerras, e veríamos como o ser humano gosta de desafios. Mas foi no meio do século vinte que uma nova exploração se iniciou, a corrida espacial. O desafio agora era olhar para cima e chegar até a Lua. Em meio a uma guerra fria, dois países buscaram ao máximo chegar no Espaço e pousar uma nave na Lua. Sendo assim, os Estados Unidos e a União Soviética competiram com seus foguetes e astronautas.


Os americanos e os soviéticos disputavam em tudo, já que queriam mostrar para o mundo qual sistema politico era melhor. A competição chegou ao nível tecnológico, com cada país mostrando seu avanço e inovações. Era importante chegar ao Espaço não apenas por turismo ou para aparências, mas para crescer em informações, plantando satélites na órbita da Terra. Os russos foram os primeiros a chegar no Espaço em 1957, já que com a Sputnik 1, lançou o primeiro satélite artificial a ficar fora da órbita de nosso planeta. Com a Sputnik 2, ainda em 1957, os soviéticos foram além, ao enviarem a cadela Laika em uma viagem espacial. Era o primeiro ser vivo da Terra a viajar para fora do planeta. Os americanos estavam ficando para trás, e as conquistas dos soviéticos ressoaram negativamente no país. Foi assim que em 1958 os EUA lançaram seu primeiro satélite, o Explorer 1. Em seguida foi criada a NASA, a companhia do governo focada no programa espacial. Assim, a disputa entre os dois países começava a fiar mais séria. Apesar do esforço dos capitalistas, os soviéticos seguiam na frente, sendo pioneiros em diversas ações fora da Terra.

Em 1961, os socialistas realizaram mais um feito, enviando o primeiro homem para o Espaço. Foi Yuri Gagarin que dentro da espaçonave Vostok 1 disse a famosa frase "a Terra é azul". A primeira mulher no Espaço também foi soviética, chamada Vladimirovna Tereshkova, em 1963. Os EUA também tiveram seu homem no Espaço em 1961, o astronauta Alan Barlett Shepard Jr, com uma viagem suborbital, sendo um feito bem menor do que da União Soviética. A corrida espacial chegou no seu ponto mais alto quando o objetivo se tornou chegar ate a Lua. O presidente americano John Kennedy fez isso ser uma obsessão e anunciou que os EUA chegariam primeiro na Lua. Através do programa Apollo os americanos gastaram bilhões de dólares em diversos testes ao longo da década de sessenta. Em 1968 a Apollo 8 chegou a orbitar nosso satélite natural. Foi no dia 20 de julho de 1969 que enfim o homem pisou na Lua, e foi com astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Foi um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade, segundo Armstrong. Os EUA venceram a corrida espacial, e ela teve seu fim oficial em 1975, quando junto com os soviéticos fizeram uma missão juntos, iniciando assim a fase de cooperação espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA