Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O retorno da Azurra. A Itália conquista a Europa novamente

quinta-feira, 15 de julho de 2021

A seleção italiana possui uma grande tradição no mundo do futebol, sendo tetra campeã do mundo, com grandes jogos que estão na memória de muita gente. Podemos também falar de grandes jogadores italianos, e nos lembraremos de Roberto Baggio, Paolo Maldini, Del Piero e tantos outros. Acontece que na ultima década a Itália sofreu muito, sendo eliminada na primeira fase de duas Copas seguidas, além de não conseguir classificação para a Copa de 2018. A Azurra estava feriada, e era necessário resgatar a paixão pelo jogo e voltar ao topo do futebol. Para isso foi trazido o técnico Mancine, que não apenas mudou o estilo de jogo do time, mas também a mentalidade e posicionamento dos seus jogadores. O resultado veio, e no último domingo a Itália venceu a Inglaterra e se sagrou bi campeã da Eurocopa.


O futebol italiano tem como tradição um estilo de jogo mais defensivo, mas desde que Mancini assumiu, o forma do time atuar mudou, com uma ótima transição no meio campo e jogadas rápidas pelos cantos do campo. Nomes importantes estão aparecendo e se destacando, como o atacante Chiesa e Insigne, e o meio campo Jorginho, que brasileiro, optou por se naturalizar italiano, sendo assim um dos destaques da equipe, sendo sondado por muitos como o melhor jogador do mundo. Os veteranos também são de grande ajuda para o time, por isso nomes como o de Bonucci e Chiellini agregaram demais durante a campanha. Sim, o título italiano foi merecido, pois vimos uma Itália diferente do que estávamos acostumados, sendo claro o tanto que o novo treinador adicionou a sua ideia na Azurra. Vimos grandes partidas como contra a tão famosa e talentosa geração belga, que novamente decepcionou. Na semi finais os italianos tiveram um grande embate contra a Espanha e conquistou a classificação pelos pênaltis.

Na grande final o desafio seria enfrentar a Inglaterra, os donos da casa. Por trás da decisão também existia a famosa frase de que o futebol estava voltando para casa, por conta dos ingleses serem os criadores do esporte. Com uma jovem e talentosa seleção, a Inglaterra conseguiu marcar o primeiro gol logo no inicio, mas acabou cometendo o grave erro de se fechar e procurar se defender. Por outro lado, os italianos estavam com muita fome de vencer e perseguiram o empate por todo o tempo, e foram recompensados no fim, com o gol marcado por Bonucci. Após a prorrogação, a Euro acabou sendo decidida na decisão por pênaltes. O treinador inglês cometeu o erro de colocar jovens inexperientes para as cobranças decisivas e o peso da final veio sobre os ombros dos jogadores, que perderam cobranças importantes. Méritos para o goleiro da Itália, Donnarumma, que se mostrou um talento, por sua frieza e habilidade. A Inglaterra deixou escapar uma grande chance de levantar um troféu, só que a Itália de fato foi a seleção que apresentou o melhor futebol do torneio, e assim conquistou a Eurocopa pela segunda vez, se colocando entre os favoritos para vencer a próxima Copa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA