Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A lama que nos faz chorar

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Quando um desastre atinge um local e diversas pessoas morrem, o melhor que podemos fazer é nos compadecer e chorar por aqueles que se foram, além de nos compadecer por aqueles que ficam e sofrem pelos entes queridos. Na última semana a cidade de Brumadinho foi atingida fatalmente. Uma das barragens do Vale do Rio doce se quebrou e então a água misturada com lama e diversos produtos químicos atingiu o vilarejo ao redor, destruindo tudo por onde passava. Seja pessoas, seja casas e construções, seja os animais que viviam no vilarejo. Com uma força terrível, aquela água atingiu os trabalhadores da Vale, e deixou assim centenas de desaparecidos. O Brasil esta chorando junto com a cidade mineira, e na esperança de encontrar sobreviventes. Mas diante disso, qual deve ser o nosso posicionamento?


É a segunda vez em menos de cinco anos que Minas Gerais sofre com este tipo de desastre. O último foi em Mariana, que também devastou todo um  povo. Muito me admira que os setores responsáveis não se prepararam para deter outros tipos de acidentes como estes. A principio vamos a caça as bruxas, procuramos culpados. É uma maneira de aliviar a dor é encontrando culpados. Mas este é apenas um dos vários caminhos para se lidar com o problema. É ridículo vermos pessoas acusando o novo governo de tal desastre. Não é culpa do governo, sinto informar para aqueles que são contra o presidente Bolsonaro. Em Mariana, o governo era do PT, só que ninguém ficou acusando a esquerda política como responsável do desastre ambiental. O que ocorreu em Brumadinho não pode se transformar em uma discussão política, entre esquerda e direita. São pessoas ali, e quando existem pessoas perdendo tudo, nós nos compadecemos. Abaixamos as armas e os dedos, para então usarmos a capa e os braços para servir aqueles que sofrem.

Claro que os culpados serão punidos, e muito me alegra que o governador de Minas Gerais, Zema, já está se movimentando para que os responsáveis paguem pelo crime. Ma isso é um crime? Sim, pois um desastre ambiental é quando a natureza se manifesta causando destruição. Mas quando seres humanos são falhos, errando em algo que poderia ser consertado, se torna um crime. Acontece que como humanos, não é hora de gritar, é hora de chorar, é momento de fazer orações pelas famílias que sofrem. Não seja tolo, não perca tempo levantando uma bandeira política. Levante a bandeira da humanidade. Espero que isso não seja esquecido, que os responsáveis sejam punidos, que as empresas possam melhorar a segurança no trabalho, que o governo tome medidas para regulamentar tudo isso. Mas hoje eu choro por aqueles que perderam alguém, choro pela dor dos outros e me compadeço, pois eu sou ser humano, e existem humanos sofrendo. Quando um sofre, todos deveriam se compadecer. O nome disso é humanidade,  e isso está em falta hoje em dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA