Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Guardiola: evolução

segunda-feira, 29 de maio de 2023

A melhor forma de aprender é estudando a mentalidade dos vencedores. Sendo assim, ler livros de biografias é sempre importante, pois podemos analisar a vida do biografado e entender como ele lidou com crises e desafios. Um gênero de livros que vem sendo escritos nos últimos anos são os baseados nos treinadores de futebol, onde é possível aprender muito sobre liderança e como gerir equipe. O livro do Guardiola é um ótimo guia para entender melhor a forma de pensar dos grandes líderes, e aqui nesse texto vamos descrever os principais aprendizados com o treinador espanhol. Em "Guardiola: evolução" acompanhamos seus últimos anos em Munique e sua ida para Manchester.


A importância da adaptação

Pep Guardiola é nascido na Espanha, crescendo em Barcelona. Foi ali que se desenvolveu como jogador de futebol e aprendeu tudo sobre o esporte. Foi também em Barcelona que ele começou sua carreira de treinador. Tudo estava fácil, tudo estava em casa. Mas seu primeiro desafio foi o de ir treinar um clube alemão, com um estilo de jogo e língua totalmente diferente. Pep buscou mergulhar no ambiente e cultura alemã, chegando inclusive a aprender a língua mãe do país. Depois disso partiu para a Inglaterra onde novamente precisou se adaptar com a nova cultura e um país diferente. Sendo assim podemos aprender que um bom líder se adapta com novos ambientes e situações.

Colocar o foco naquilo que importa

O treinador espanhol é um homem de visão, ele sabe que querer abraçar todas as coisa irar sugar as suas energias e assim alguma coisa vai acabar saindo dos eixos. Guardiola então segue o principio de focar as suas energias naquilo que é importante naquele momento, delegando as demais funções para a sua equipe. O espanhol possui pessoas responsáveis por treinar a defesa, outro para treinar goleiros e outros para gerir o ataque. Dessa maneira ele consegue focar muitas vezes na analise de jogos, estudando os adversários e preparando um plano de ação para a vitória. Guardiola decidiu focar na ação principal, deixando as demais tarefas para a sua equipe gerir.

Uma busca por desenvolver pessoas

Guardiola é um líder viciado em vencer, mas existe algo que ele busca ainda mais, o de desenvolver pessoas. Para o técnico, o importante é deixar um legado para aqueles que ele treina, tanto que muitos acabaram se transformando em treinadores após serem treinador por ele, como por exemplo Xavi e Xabi Alonso. Pep é especialista em desenvolver pessoas, levando jogadores a mudarem de posições a entender o jogo, a ter uma visão clara daquilo que eles irão praticar. Guardiola não tem medo de revelar seus segredos e metodologia, até mesmo para outros treinadores. O técnico diz que não esta no futebol apenas para si, mas para melhores e contribuir com o futebol mundial.

Sede de aprender

Se engana quem pensa que Guardiola é alguém soberbo e fechado para novas ideias. Longe disso, Pep é um copiador de estratégias, sedento em aprender novas estratégias para vencer. Ele é um discípulo de Johan Cruyff, que treinou o dream team do Barcelona nos anos noventa e desde então captura ideias daqueles que podem agregar ao jogo. Isso não se resume apenas no futebol, mas Pep aprende através de outra pessoas e esportes, como por exemplo com o jogo de xadrez. O técnico não se considera sabedor de tudo, mas busca sempre se especializar. Uma das frases do livro nos diz que só os muito bons querem melhorar, por isso são muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA