Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Um poeta chamado Belchior

sábado, 26 de janeiro de 2019

Talvez você não conheça, talvez nunca tenha ouvido uma música dele. Pode ser que ao ouvir suas canções pode vir a defini-las como bregas e antigas. Mas saiba que Belchior foi um dos melhores compositores que já passaram por esta Terra. Com letras bem escritas, buscando sempre uma mensagem sobre a vida real, o cantor conseguiu um sucesso grande nos anos setenta e oitenta. Ostentando um grande bigode um cabelo grande, empunhado de seu violão, Belchior gravou grandes clássicos da música como "Apenas um rapaz latino americano" e "medo de Avião". Belchior cantava baladas que nos faziam pensar e refletir, e a sua vida tomou um rumo interessante quando de repente ele sumiu e ninguém o encontrava em lugar algum. Algo difícil nos dias de hoje, onde a fama e aplausos é o alvo de muitos. Em 2017 ele faleceu, deixando um legado na música nacional. Sendo assim, vamos falar um pouco deste cantor folclórico e interessante.


Belchior me faz lembrar de Bob Dylan,que também possuía um estilo folclórico, com ótimas letras, cantando a música Folk raiz. Podemos afirmar que Belchior também cantava uma música raiz, em um tempo sem redes sociais, para a sorte dele, que preferia uma vida mais livre e sossegada. Os temas de suas canções tocavam as pessoas porque falavam da realidade que todos viviam. O cantor falava de saudade, angustias da juventude, amor e a dureza de viver na cidade grande em suas letras, e a sua vida refletia a história de um jovem que saiu da cidade pequena para tentar a sorte na cidade grande. Muitos outros cantores chegaram a gravar músicas de Belchior, como por exemplo Elis Regina e Oswaldo Montenegro. Em 1971 ele venceu o Festival universitário de música e a partir deste momento as portas começaram a se abrir para ele. Mas saiba que nem só de festas foi feito a vida dele, já que ele teve dois sumiços, onde até mesmo a Rede Globo direcionou sua equipe para encontrá-lo. Uns falam que ele fugiu das dividas, e os mais saudosistas dizem que ele quis viver a vida de uma maneira mais sossegada.

Infelizmente a nova geração não valoriza a história da música nacional, achando que tudo aquilo que já passou é chato e brega. Sendo assim, criticam sem saber ou conhecer, e os brasileiros acabam se tornando um povo sem cultura, que reflete em todas as áreas da sociedade, inclusive na música. Para mim, Belchior foi um poeta da música, com letras que merecem nossa atenção e ouvidos, já que ele apresenta a vida como ela é. Incentivo a você deixar seus preconceitos de lado, e apenas escutar suas músicas, deixando os paradigmas de lado. O estilo de Belchior é sim a mais pura MPB, com algumas canções que nos fazem lembrar até mesmo do Folk americano. Indico que você comece ouvindo as coletâneas de suas melhores música, para depois se adentrar nos outros Álbuns do cantor nordestino. Se você gosta de boa música, boas melodias e ótimas letras, que ao melhor estilo Storytelling lhe fazem refletir, então você precisa ouvir o poeta Belchior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA