Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A nova cara do Rap nacional

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Quando se fala de Rap, alguns logo irão virar a cara, achando que Rap é musica de bandido e que as letras só falam de drogas e vários palavrões. Quero lhe dizer que esta já não é mais a cara do Rap nacional. Principalmente nos anos noventa os grupos desse estilo musical falavam muito sobre a realidade das comunidades, gritavam contra o sistema, criticavam a polícia e também protestavam contra aquilo que eles julgavam ser errado. Outros cantores faziam sim apologia a drogas, rimavam um palavrão em cima do outro, e assim o estilo foi ganhado críticos e gerando muito preconceito. Mas isso vem mudando já faz alguns anos, e os grandes precursores disso são o trio formado por Emicida, Rashid e Projota, que estão puxando a fila com mais outros tantos Mcs que cantam músicas que nos fazem refletir e até mesmo nos inspiram a viver o dia a dia.


Não estou aqui para criticar aquilo que os antigos Mcs cantavam, já que Racionais, SNJ, De Menos Crime e tantos outros cantavam aquilo que refletia a época deles com muito talento e ousadia. Pois é, mas agora o momento é outro, existe vários estilos de Rap para se ouvir, dos mais variados tipos. Emicida surgiu quebrando tudo, com rimas rápidas com muito conteúdo, causando um alvoroço no cenário da música. Hoje, sem dúvidas o grande nome do Rap é ele. Junto com Emicida apareceram outros dois nomes muito talentosos. Rashid trouxe sua cultura e referências para a sua música e também cresceu muito. Projota possuía um Rap mais raiz, com muita atitude, mas hoje se voltou para um Rap mais romântico, o que não tira o seu talento, mas apenas sua mudança de gênero. Os três foram apelidados de os três tenores do Rap, colocando o estilo entre os mais tocados, ultrapassando até mesmo o Rock como música mais tocada no país. Sem dúvida uma vitória para os amantes do estilo.

Mas nem só dos três tenores vive o Rap nacional, pois tem muito mais gente talentosa fazendo suas rimas pelo país. Criolo é um dos grandes nomes do estilo e cresce a cada ano. Fabio Brazza é um dos destaques, trazendo letras que falam muito do Brasil, acrescentando história e cultura em suas músicas. Outro cara muito bom vem la do nordeste, chamado Don L, é um dos novos Mcs que vale a pena ouvir, com flows e beats bem produzidos ele encaixa as suas rimas com muita sincronia. Sant é um jovem que também quebra tudo com um Rap mais agressivo. Quer mais? Tem mais. A banda 30/30 mistura Rap com MPB e o resultado é uma química fenomenal. No mundo Gospel temos nomes como Pregador Luo e Ao Cubo, que trazem letras conscientes e mensagens positivas. Esses são apenas alguns nomes que estão em destaque no cenário do Rap, mas claro que tem muito mais, já que este estilo é um garimpo muito bom de pesquisar. Hoje em dia o Rap pode ser ouvido por qualquer um sem medo, e longe se tornar Pop, o estilo vem se tornando cultural e a sua mensagem hoje é ouvida por todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA