Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Precisamos falar de Birdbox

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

O filme produzido pela Netflix e estrelado por Sandra Bullock causou certo alvoroço no fim do último ano. A trama traz a história de um mundo distópico que foi atacado por algo que leva pessoas a se suicidarem. A única maneira de se protegerem é não olharem para tal ameaça. A grande questão é: qual seria o fator que faz tais desastres acontecerem? Seriam seres de outro planeta? Uma arma química? Fantasmas e espíritos aterrorizando a população? Enfim, não sabemos e o filme da apenas algumas pistas, que acabam por gerar diversas opiniões e suposições. Embarcando nesse hype, também quero dizer através deste texto quais foram as minhas impressões de Birdbox.


Para mim o filme apela, por já haver crianças no meio da história. Sério, se você quer me prender e me fazer sofrer torcendo pela sobrevivência da humanidade é colocar crianças dentro da zona de perigo. Pois bem, Sandra Bullock é a encarregada de levá-los para um lugar seguro. Não quero aqui me colocar falando sobre questões técnicas como roteiro, direção e fotografia. Quero falar sobre a parte humana do filme, como podemos trazer a história apresentada para a nossa realidade de vida. Já vou logo dizendo que apesar de tudo indicar que os inimigos são seres alienígenas, digo que eles usam aquilo que espíritos malignos fazem, sim acredito que existam espíritos malignos. Os tais inimigos mechem com o psicológico das pessoas, produzindo medo, pânico e depressão, os maiores problemas da nossa sociedade atual. O não olhar para as coisas ruins da vida nos tira e nos livra de tal tormento. Acontece que é uma grande dificuldade, como vemos no filme.

o som dos Pássaros nos remetem a um som de esperança, de seguir aquilo que nos faz bem, viver uma vida em liberdade. Em certo momento do filme um dos personagens desenha diversas imagens ruins, que descreve para nós de espelho daquilo que as pessoas que sofrem com doenças mentais acabam por verem. Isso é uma vida sem frescor e sem vitalidade, o nosso olhar não deve estar nisso e nem em coisas que nos puxam para baixo. O fim de Birdbox mostra que o único lugar onde existe segurança é em uma casa de pessoas cegas, que não enxergam com os olhos, mas sim com a alma. A mensagem aqui é de que devemos ser cegos para coisas ruins, para o ódio, para a falta de perdão. O que causa suicídios hoje em dia são os maus pensamentos e os conflitos internos. Mas que sejamos livre como os Pássaros, que cantemos as coisas boas da vida e vivamos uma vida leve. Sandra Bullock mostrou que a jornada pode ser difícil, mas não impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA