Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Anos incríveis, uma viagem aos anos sessenta

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quando era criança passava na TV Cultura um seriado muito interessante, chamado "Anos incríveis". Apesar da minha pouca idade, percebi que tinha algo diferente nessa trama, uma certa profundidade, que já começava através de músicas bonitas e muito famosas. Mas com o passar dos anos vi o quanto a séria foi elogiada e que de fato eu estava certo, existia sim profundidade no roteiro do seriado. Mas foi esse ano, começando a de fato assistir as aventuras do jovem Kevin que percebi que o roteiro tinha muita coisa boa e ótimos assuntos sendo tratados através do contexto de uma família que vivia nos anos sessenta. A série assim buscava mostrar uma família tradicional americana na década de sessenta.


O personagem principal é o garoto Kevin, que tem doze anos e vive com os pais Jack e Norma, e com os irmãos mais velhos Wayne e Karen. Como toda família, Kevin sofre com as brincadeiras de seu irmão sem noção, enquanto vê a irmã vivendo uma vida na liberdade do movimento hippie e com ideias que chocam os pais e a família. Cada episódio do seriado traz uma reflexão sobre algum determinado assunto, além de nos levar a uma nostalgia, já que é um tempo onde não existia internet ou tanta tecnologia, que fara com que muitas pessoas se lembrem de sua infância. A trama se passa em 1968, uma década onde houve a morte de Martin Luther King Jr. e quando o homem pisou na Lua. A exibição do seriado foi nos anos oitenta, começando em 1988 e indo até 1993, tendo assim seis temporadas produzidas Nesse primeiro ano a série teve somente seis episódios que acabaram sendo um sucesso, tanto pelo roteiro como também por conta da atuação dos atores e uma trilha sonora fantástica. Acompanhamos então Kevin entrando no mundo da escola, ainda adolescente tendo que lidar com os primeiros conflitos da vida e sua relação com os sentimentos, já que acaba por se apaixonar por Winnie, a sua vizinha, com quem dá o seu primeiro beijo.

Quando o irmão de Winnie morre na guerra do Vietnã, o garoto Kevin tem a sua primeira experiência com a morte. Uma grande curiosidade das crianças é saber com o que os pais trabalham, e isso surge na mente do protagonista, pois Jack sempre chega estressado em casa. É quando pela primeira vez ele tem contato com as responsabilidade do pai é que percebe que a vida adulta não é fácil. Karen namora o hippie Louis, que é contra a guerra e contra o capitalismo. Esse assunto é discutido na mesa de jantar, onde Louis acaba confrontando Jack, dizendo que a guerra não vale a pena, as mortes são sem sentido. Todos ficam reflexivos com esse tema, menos Wayne, que só esta preocupado com o jantar da noite, sempre alienado dos principais assuntos. Na reta final da primeira temporada, Kevin se apaixona pela loira Liza e fica em crise para conseguir ligar para ela. Quem nunca passou por isso não é mesmo? Telefonar para a pessoa por quem esta apaixonado. Liza da um fora em Kevin para o baile da escola e Winnie acaba indo com outra pessoa. Por fim o primeiro ano de Anos incríveis acaba terminando com Kevin conseguindo dançar com Liza no baile de da escola. A primeira temporada consegue deixar um gosto de nostalgia, mostrando que o seriado possui um grande potencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA