Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Aula de liderança com Bernardinho em Transformando suor em ouro

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Se formos falar de grandes líderes no mundo dos esportes não podemos deixar de falar do treinador de vôlei Bernardinho. O técnico revolucionou o esporte em nosso país, comandando equipes vencedoras, tanto na modalidade feminina como também na masculina. Bernardinho é conhecido por sua intensidade e paixão pelo jogo, além do seu alto conhecimento tático. Ao longo dos anos o técnico teve que trabalhar com a mudança de gêneros sob seu comando e lidar com adversários fortes, e assim conseguiu levantar troféus importantes do esporte, Em seu livro 'Transformando suor em ouro", Bernardinho traz a sua mentalidade e liderança em suas páginas, agregando valor para as pessoas que leem, conseguido transmitir uma verdadeira aula de liderança.


São as pessoas que fazem a diferença

Ninguém vence sozinho, tudo o que acontece é através das pessoas envolvidas no projeto. Bernardinho conta que não ganha partidas e campeonatos sozinho, nada disso, ele afirma que são os jogadores que fazem a diferença e conseguem levar o time a ter conquistas. Aliás, com o tempo o técnico teve que lidar com a mudança de gerações no vôlei masculino. A primeira geração que ele treinou eram de jogadores mais cascudos, que aguentavam levar porrada e serem cobrados fortemente. Mas em seguida veio outra geração, que tinha uma linguagem de comunicação baseada na conversa e não na cobrança. Bernardinho soube lidar com isso e por isso pode afirmar que são as pessoas que fazem a diferença.

Quanto mais você sua nos treinos, menos sangra no campo de batalha

A vitória é muito boa, é muito comemorar o triunfo, mas ela acontece longe dos holofotes. A vitória começa nos treinamentos, nas repetições. O que se faz no secreto aparece em público. Bernardinho é conhecido por aplicar treinamentos fortes, tirando o melhor de cada jogador. Muitos atletas dizem que foram levados ao limite com a estrutura de treinos do treinador. Mas essa é uma grande verdade, se você treina muito, se você se prepara de forma inteligente e intensa, no momento do desafio irá sofrer menos, resistir mais e obter resultados melhores.

O talento tem que estar conectado com o time

Um jogador talentoso faz muita diferença para um time, mas o seu ego pode atrapalhar toda estrutura da equipe. O jogador talentoso precisa entender a importância de trabalhar para o grupo, de se agregar ao time. Muitos se importam em seu o melhor do mundo, o melhor em tudo que se envolve, mas alguns se esquecem que o importante não é o "Eu", mas o importante é o "Nós". O bom jogador joga pelo time, se envolve pelo bem da equipe, procura trabalhar para que o time vença.

Necessidade e paixão, os pilares da motivação

Para a pessoa se manter motivada precisa de dois pilares, O primeiro é a necessidade, pois se você precisa de algo irá correr atrás, vai em busca do alvo. Quem tem fome parte para cima, corre em busca do objetivo. O outro pilar é a paixão, pois os apaixonados não medem esforços para ir atrás do alvo e objetivo. Bernardinho sempre traçou o alvo pelo qual iria correr atrás e em seguida imprimiu paixão e intensidade ao seu time.

Não se acomode com as vitórias

Um dos grande problemas dos vencedores é o de se acostumarem em vencer. Ser campeão todo ano pode amolecer a equipe, achar que já fizeram muito, que já se dedicaram bastante. O grande desafio do líder é manter a equipe motivada, ainda buscando correr atrás de um novo troféu. Aquele ditado é verdadeiro, chegar ao topo é difícil, mas manter-se no topo é ainda mais difícil. Bernardinho ganhou muito no esporte, mas ele nos conta que seu maior desafio era não se acomodar, procurando sempre manter o time motivado para ganhar novamente, para seguir buscando se manter no topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA