Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Majors, as 6 principais Maratonas do mundo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

As corridas de rua tem atraído cada vez mais pessoas para participarem. Seja para amadores ou para os profissionais, é comum vermos grande multidão de pessoas envolvidas a cada semana nas provas espalhadas pelo mundo. Entre as diversas provas existem aquelas que são chamadas de Majors, ou seja, as principais competições do esporte durante a temporada. Vamos conhecer quais são as principais Maratonas espalhadas pelo mundo.

Maratona de Boston


A Maratona de Boston é a prova mais antiga da modalidade, já que acontece desde 1897. Desde então, ela ocorre todo ano em Abril, em uma data que é feriado na cidade, chamado de Patriot's Day. É uma prova bastante histórica e teve seu percurso alterado poucas vezes. Foi em Boston que pela primeira vez uma mulher disputou uma Maratona. Boston é o local mais rígido para aceitar competidores, devido ao alto número de procura de participantes para correr. Para entrar na disputa é preciso ter índice aprovado. Foi lá que também ocorreu aquele terrível atentado terrorista. Entre os vencedores, Robert Cheruiyot venceu a prova por quatro vezes.

Maratona de Nova York


Nova York começou a sua história nas maratonas em 1971, com apenas 127 participantes, mas apenas 55 deles conseguiram concluir a prova. Em seus primeiros anos a corrida tinha como extensão ficar dando voltas no Central Park até completar os 42 km. Mas atualmente Nova York é a prova que cobre o maior espaço territorial, pois os corredores correm pelos cinco principais bairro da cidade. A cada ano multidões de pessoas participam da Maratona, e temos um representante nacional entre os campeões. Marílson da silva é o único sul-americano a vencer a prova, em 2006 e 2008.

Maratona de Berlim


Em Berlim acontece a prova mais rápida da categoria, é o lugar onde os recordes são quebrados. Isso acontece por causa do percurso da prova, que consiste em terreno plano, onde cada corredor pode alcançar os melhores tempos possíveis. O queniano Eliud Kipchoge completou em 02:01:39 no ano de 2018 os 42 km da maratona. A prova teve seu inicio em 1974, mas foi apenas com a queda do muro de Berlim que o percurso passou tanto pelo lado ocidental como também da parte oriental alemã. Para curiosidade, a prova é tão rápida que dez recorde em maratonas já foram quebrados na Alemanha. Até mesmo os amadores conseguem suas melhores marcas pessoais em Berlim.

Maratona de Chicago


Os EUA são palco de mais uma prova Major da categoria, mostrando que o país é um dos mais adeptos ao esporte de corridas de rua. O percurso passa por 29 bairros importantes da cidade, e grandes recordes já foram feitos na cidade americana, como de Khalid Khannouchi em 1999. Nos anos oitenta Chicago teve um problema financeiro e a corrida não ocorreu em um dos anos, mas ao voltar não parou mais. A maratona disputada em Chicago possui um percurso onde iniciantes na categoria podem dar seus primeiros passos, além de atrai a atenção da cidade para os corredores.

Maratona de Londres


Na Inglaterra temos uma maratona que exige um pouco mais dos participantes, por possuírem curvas de 90 graus, que leva os corredores a terem técnicas para se darem bem e fazerem ótimos tempos. A cada ano mais participantes são agregados, o que também dificulta a locomoção dos corredores. Londres tem um dos visuais mais bonitos e históricos, passando pelo Big Ben e pela Tower Bridge. A prova acontece desde 1981, sempre no mês de Outubro, atraindo os melhores corredores do mundo para participarem. O maior ganhador da prova foi o queniano Eliud Kipchoge, vencedor por quatro vezes.

Maratona de Tóquio


A mais nova das maratonas representa a Ásia no mundo das corridas. Ela começou em 2007 com 30 mil participantes, mas hoje em dia já tem mais de 36 mil participantes. O público japonês abraçou a ideia de uma maratona no país e o dia da prova é sempre muito animado. O recorde da prova pertence ao queniano Wilson Kipsang, com 02:03:58. Tóquio é a Major mais animada, pois é comum  ter muita gente fantasiada, além de dar um tempo de sete horas para os corredores concluírem a prova, para delírio dos amadores. Com largada perto da famosa estação de trem de Shinjuku, a maratona japonesa conseguiu unir a tradição e a modernidade do país asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA