Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A importância da TV Manchete para os Animes no Brasil

sexta-feira, 1 de março de 2019

O mundo das produções japonesas é algo que sempre esteve presente no nosso país. Desde os tempos de National Kid e Ultraman o Japão é bem representado aqui no Brasil. Nossos pais irão se lembrar dos heróis do Japão que lutavam para salvar o mundo das ameaças, em produções toscas, mas ainda assim divertidas. Um tempo depois a onda de Tokusatsus acabou por aparecer mais forte no Brasil, com Jaspion, Changeman e tantos outros, trazidos pela saudosa TV Manchete. E essa Emissora é o tema da nossa conversa, já que a Manchete acabou sendo aquela que abriu as portas para o maior fenômeno entre Animes exibidos no Brasil, os Cavaleiros do Zodiaco. E aproveitando o sucesso, trouxe tantas outras produções de sucesso. Então vamos falar sobre a Manchete e o mundo dos Animes.


Como disse anteriormente, a TV Manchete acabou trazendo para a sua grade de programas uma manhã inteira diariamente reservada para os Tokusatsus, ou seja, heróis Live action, onde os mais famosos foram Jaspion, Jiraya e os Super Sentais Changeman e Flashman. Imagina só, a sua manhã recheada de aventuras desses heróis. Mas a grande jogada veio no ano de 1994, quando Cavaleiros do Zodíaco estreou por aqui, alavancando uma série de produtos, como brinquedos, camisetas e até produtos comestíveis com a marca dos Cavaleiros. O Anime foi um sucesso tão grande que era exibido em vários horários, inclusive em horário nobre de Domingo. Seiya e seus amigos dominaram o Brasil e assim a Manchete percebeu que o mercado de Animes era promissor, onde logo resolveu trazer outras produções que fossem parecida com Cavaleiros. Vieram então Shurato e Samurai Warriors, onde novamente tínhamos jovens de armadura combatendo o mal. Os dois Animes não tiveram o mesmo sucesso, mas ajudaram a aumentar o interesse das crianças pelos Animes.

As mulheres não ficaram de fora, pois a Manchete trouxe Sailor Moon para a sua programação. O Anime mostrava a jovem Serena combatendo inimigos junto com suas amigas. Apesar de termos mulheres como protagonistas, as aventuras delas eram acompanhadas por diversos marmanjos também. O país do futebol não poderia ficar sem um Anime do esporte, e logo apareceu por aqui os Super Campeões, que mostrava Oliver Tsubasa disputando campeonatos e desafios do Futebol. O segundo maior sucesso da Manchete foi sem dúvidas Yu Yu Hakusho. Um Anime repleto de lutas sensacionais, com uma boa história e ótimas pitadas de comédia. O sucesso no canal foi tanto que houve até mesmo um espaço chamado U.S Manga para apresentar produções japonesas não tão conhecidas no Brasil. Infelizmente a TV Manchete teve que fechar as portas, deixando órfãos milhares de amantes de Animes, já que eles eram o canal que mais exibia tais produções. Como consequência canais como a Globo passaram a investir em Animes também, chegando a trazerem Dragon Ball e Pokemon ao país. Fica a lembrança de bons tempos, onde não havia Internet, mas sim a TV Manchete, que representou muito bem os Animes no nosso país. Obrigado Manchete!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA