Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Woodstock 1969

sábado, 4 de novembro de 2023

Um dos festivais mais importantes da história da música, aconteceu em 1969, em um momento de transição dos Estados Unidos, que estavam vindo de uma segunda guerra mundial, onde seus jovens ainda estavam tentando se encontrar. Tudo ainda piora com as questões da guerra do Vietnã, surgindo também o movimento hippie. Com tudo isso acontecendo, os jovens queriam uma forma de se expressar, e a música foi uma forma disso acontecer. Essa contracultura americana explodiu em um festival que aconteceu em uma fazenda na cidade de Bethel, em Nova Iorque, com mais de trinta músicos se apresentando entre os dias 15 a 18 de agosto de 1969. A proposta era que o festival seriam três dias de paz e música. Criado por amigos, o festival se tornou o evento de música mais conhecido e impactante da história.


O evento foi um investimento considerado arriscado, mas o que se viu foi mais de oito milhões de pessoas, causando grandes congestionamentos na cidade. O que seria um evento pago, acabou se tornando gratuito, já que muitas pessoa pularam as grades para entrar no festival. Quando tudo parecia ser um desastre, por conta do número de pessoas e da forte chuva que se abateu em um dos dias, tudo acabou ocorrendo bem, buscando mostrar que se eles conseguiram liderar o evento, os Estados Unidos também poderiam vencer as adversidades que estavam enfrentando. Mesmo com grandes bandas tocando no festival, o Woodstock é conhecido pelo retrato comportamental de uma geração. Alguns artistas se atrasaram na estrada devido ao transito, e no primeiro dia  o primeiro a se apresentar acabou sendo Richie Havens. Uma das apresentações lendárias acabou sendo de Ravi Shankar, que se apresentou em meio a forte chuva. Joan Baez tocou grávida de seis meses, enquanto Melanie teve que improvisar seu show devido a String Band se recusar a tocar.

No segundo dia de festival, Quill usou quarenta minutos do seu tempo para tocar quatro músicas, sendo um retrato dos tempos psicodélicos. Uma apresentação clássica foi do guitarrista Santana, que na época tinha apenas vinte anos de idade. Grandes nomes estiveram escalados nesse segundos dia, como por exemplo bandas como Creedence Clearwater Revival e Grateful dad, que se tornariam grandes nomes do rock mundial. A cantora Janis Joplin também arrebentou com sua voz rouca. John Sebastian estava apenas assistindo a apresentação, mas foi convidado a tocar. A banda The Who começou a tocar as quatro da manhã, tocando vinte e cinco músicas. No último dia de festival uma forte tempestade veio sobre o local, onde podemos ver em imagens aqueles cenas das pessoas em meio a lama. Nesse ambiente se apresentaram Joe Cocker e The Grease Band, que foi interrompido quando a forte tempestade ocorreu. Neil Young esteve presente com a sua banda Crosby, Stills, Nash & Young. O histórico Woodstock se encerrou com Jimi Hendrix tocando para mais de 200 mil pessoas, mas acredite, o público já estava bem reduzido. O festival Woodstock marcou uma geração, tanto pela música como pelo grito que aquela geração dava para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA