Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A talentosa geração italiana é campeã da Copa Davis

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Um dos países que mais tem desenvolvido o tênis em sua nação é a Itália. Como já falamos por aqui, jovens tenistas tem surgido através de trabalho buscando levar os mais novos a se envolverem no esporte, além de terem diversos torneios que preenchem o calendário do país durante todo ano. Após esse investimento, o fruto apareceu, com a conquista da Copa Davis, o principal torneio de seleções da modalidade. Infelizmente o campeonato não é mais como o que éramos acostumados no passado, perdendo toda a essência de torcida e calor humano, mas ainda assim, é histórica a conquista. É  segunda vez que a Itália é campeã, sendo que a última vez havia sido em 1976. Quebrando esse longo tabu, os italianos mostram que possuem uma geração forte e talentosa para muitos anos no circuito da ATP.


O grande nome da atual geração italiana se chama Jannik Sinner, que com apenas 22 anos foi o grande nome da equipe na competição, fazendo grandes jogos na fase final. Além dele, outros tenistas também fizeram parte do time, como por exemplo Lorenzo Sonego, Lucas Musseti, Simone Bolelli, Matteo Arnaldi e Fillipo Volandri. Todos muito jovens, mas todos com muita garra e bastante vontade de vencer, desafiaram os principais tenistas dos outros países. A fase final da Copa Davis, como sempre, foi disputada na Espanha. Todas as seleções classificadas para a fase final se reúnem para travarem batalhas até ser concluído com a grande final. Um dos grande desafios foi contra a Holanda, mas Sinner liderou a equipe rumo a vitória. Na semi final, jogaram contra a Sérvia, que contava com Nova Djokovic. A disputada foi decidida nos detalhes, em um jogaço entre Sinner e Djokovic. O sérvio tinha a vitória nas mãos, com alguns match poits a favor. Mas ainda assim, o italiano buscou o resultado, virou a partida e classificou a Itália para a final da Davis, para jogarem contra a Austrália, que tinha como melhor jogador, Alex de Mianur.

A Itália conseguiu se sagrar campeã ao vencer as duas partidas de simples, fechando a decisão em 2/0. O primeiro jogo foi entre o italiano Matteo Arnaldi contra o australiano Alexei Popyrin.  O primeiro set foi vencido por Analdi por 7/5, mas viu o australiano vencer o segundo set por 6/2. Com a decisão indo parar no terceiro set, o italiano mostrou muito mais frieza ao derrota-lo por 6/4, dando o primeiro ponto para a Itália. Bastava então Sinner, em quarto lugar do ranking da ATP, garantir um troféu de campeão para o seu país. Sacando muito bem, Jannik Sinner abriu vantagem já no inicio, vencendo o primeiro set por 6/3. Para confirmar o triunfo, o italiano foi para cima de Alex, não dando nenhuma chance de reação ao adversário, o vencendo com um impecável 6/0. Sinner mostra que é um dos melhores tenistas da atualidade, e que vai lutar pela primeira posição do ranking nos próximos anos. Minaur ainda tentou dificultar o fechamento da partida, mas Sinner garantiu o triunfo. A Itália conquista assim o bi campeonato da Copa Davis, mostrando que se algum país quer triunfar na modalidade, precisa investir nos mais jovens, e também criar uma estrutura para o esporte se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA