Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Skank

sábado, 18 de novembro de 2023

O rock nacional estava vivendo um bom momento, mas era nítido que existia um estilo único, com as bandas brasileiras seguindo o mesmo padrão. Foi no inicio dos anos noventa que algumas bandas decidiram ousar e seguir outras formas. Nesse cenário, surgia o Skank, uma banda vindo de Minas Gerais, que usava o rock, mas misturava vários estilos em seu som, como por exemplo o ska, o reggae e uma musicalidade mais abrasileirada, atingindo assim todos os públicos. No seu primeiro disco, lançado em 1992, o Skank conseguiu emplacar sucessos, ter musica em trilha sonora de novela e uma delas sendo usada em protestos políticos. Essa união entre Brasil e banda fazia com que um nova via se abrisse dentro do rock nacional.


Tudo começa muito dançante, com a ótima "Gentil loucura", que traz o ritmo de ska junto com reggae. A canção "In(Di)Nação" fala sobre o povo não estar satisfeito com tantas coisas, falando até mesmo de brigas de torcidas organizadas. Essa música foi muito usada em protestos políticos contra o governo Collor, onde o povo pedia o impeachment do presidente. Os caras pintadas cantavam muito pedindo  saída de Collor do governo. Em "Salto no asfalto" temos uma mistura de instrumentos, que trazem a brasilidade para as composições da banda, buscando uma conexão com o povo brasileiro. "Macaco prego" é bastante dançante, trazendo humor na composição da banda, falado a respeito de um macaco e a forma que ele vive, sendo realizado diversas metáforas em sua letra. A minha música favorita desse álbum se chama "Tanto", que é uma balada romântica, sendo uma versão de uma música do Bob Dylan. A letra é uma declaração de amor, onde um home diz para amada que queria que ela soubesse que ele a amava tanto.

Um outro hit desse disco foi a canção "O homem que sabia demais", que trazia uma letra muito inteligente, falando sobre uma pessoa que sabia muitas coisas, mas a única coisa que ele não sabia, era o esquecer das decepções. Essa canção acabou indo parar na trilha sonora da novela "Olho no olho". A letras da banda foram escritas e produzidas em sua maioria por Samuel Rosa e Chico Amaral, que trazia a parte instrumental no som da banda. O disco traz uma canção em inglês, chamada "Let me try again", que é uma versão do Skank de outros compositores. A letra fala sobre amor, com um homem pedindo uma nova chance para a sua amada. "Baixada news" é uma ótima música, onde a letra contava a história de uma mulher chamada Zilda. Nesse primeiro disco já era possível notar que os integrantes do Skank eram mesmo apaixonados por futebol. Isso é mostrado através de "Cadê o penalty", com a letra falando de forma hilária sobre um penalty que não foi marcado dentro da partida. O álbum de estreia do Skank se encerra com "Caju dub", sendo totalmente instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA