Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A criação da Rodovia Anchieta

domingo, 5 de novembro de 2023

Uma das rodovias mais antigas e charmosas do Brasil é a Rodovia Anchieta, que faz ligação entre o Estado de São Paulo e a baixada santista. A estrada faz parte do sistema BR-050, que liga Brasília a Santos, passando também pelo Estado de Minas Gerais. A sua extensão conectando São Paulo e Santos é muito bonita, com muitas curvas em meio as montanhas. Par aqueles que apreciam a bela paisagem, a Anchieta é uma estrada que indico, pois é possível ver a baixado enquanto dirige em meio a serra. A rodovia também possui vários tuneis, que agregam beleza para a viagem. A Anchieta também é povoada por muitos caminhões, pois eles podem descer apenas por essa rodovia. Vamos saber mais da história e da construção dessa importante rodovia nacional.


Quando os portugueses moravam em São Vicente, começaram a desbravar um caminho até São Paulo, com os chamados Bandeirantes. Eles foram brindo uma estrada que ligava o litoral até São Paulo. Foi por essa estrada que Dom Pedro 1 viajou para declarar o grito de independência do Brasil. Com o passar dos anos, essa estrada foi asfaltada, e hoje em dia ela é conhecida como a estrada velha de Santos, cheia de curvas e com um percurso muito perigoso. Acontece que com o aumento de carros, a estrada velha de Santos passou a ficar muito congestionada, precisando que fosse feito então uma nova rodovia, para que houvesse uma distribuição maior de veículos. Foi então que em 1929 finalmente a construção da rodovia Anchieta foi autorizada por Júlio Prestes, presidente de São Paulo. O problema é que por conta da quebra da bolsa de valores, a obra não iniciou, começando a suas obras apenas dez anos depois, em 1939. O inventor da rodovia Anchieta foi o Adhemar Pereira de Barros.

A Anchieta contou com muitos trabalhadores para ter o seu projeto finalizado, onde era necessário abrir tuneis, construir as estradas e o mais importante, não afetar o rico meio ambiente do local. A obra é considerada uma obra-prima da engenharia brasileira da época, sendo que ela quase foi interrompida, devido aos altos custos, com o governo achando que talvez a construção seria desnecessária, já que já existia a linha de trem ligando uma cidade a outra. Ainda assim a obra seguiu em frente, sendo concluída em duas etapas. A pista norte foi inaugurada em 1947, enquanto a pista sul foi entregue em 1953, com a conclusão tendo mais de dois mil trabalhadores em sua obra. Antes, uma viagem que demorava mais de cinco horas passou a durar uma hora, aumentando também a indústria de automóveis no país. A rodovia Anchieta representa um avanço na modernização e urbanização do Brasil, mostrando um grande desenvolvimento, pois muitas outras estradas passaram ser construídas ao redor de nossa nação. A Anchieta com suas curvas, túneis e neblinas em dias de frio fazem com que ela seja uma das mais charmosas rodovias, passeando pelas montanhas entre São Paulo e baixada santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA