Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Gustavo Kuerten campeão em Roland Garros 1997

quinta-feira, 30 de março de 2023

Em 1997 a maioria dos brasileiros não sabiam muita coisa sobre Tênis, tão pouco sobre os Grand Slam, e pouquíssimas pessoas sabiam quem era Gustavo Kuerten, carinhosamente chamado de Guga. Pois é, em 1997 o brasileiro venceu o torneio no saibro da França e escreveu seu nome na história do esporte, e a partir de então trouxe os olhares do mundo para si. Tudo isso porque ninguém esperava que Kuerten pudesse ser campeão e não aparecia entre as apostas do Grand Slam. Ele mesmo diz que não esperava a vitória, pelo menos não naquele ano, sendo algo que aconteceu antes do planejado. Guga chegou em Paris com vinte anos, sendo o número 66 do ranking da ATP, e ganhou o seu primeiro Roland Garros vencendo os melhores jogadores de saibro da época.


O ainda jovem tenista brasileiro não chegou a Paris motivado e achava que poderia perder logo no inicio, mas acontece que ao ir ganhando cada partida, foi tomado de confiança que o levaram até a grande final. Vestindo uma roupa azul e amarela e com logos cabelos loiros, Guga também chamava atenção pelo seu talento no tênis, e já na estreia venceu o tcheco Slava Dosedel por 3/0 sem dificuldades. Na segunda rodada as coisas começavam a ficar mais difíceis, já que teve que jogar contra o número 24 do mundo Jonas Bjorkman. Sendo um azarão, Kuerten arrancou a vitória por 3/1 contra o sueco. O brasileiro já iria subir no ranking e parecia que a derrota seria contra o austríaco Thomas Muster, que já havia vencido em Roland Garros. O inacreditável aconteceu, pois com o apoio da torcida francesa, Guga virava uma sensação, e de virada derrotou Muster por 3/2. Pronto, os jornais e a mídia começava a olhar o brasileiro com outros olhos e tudo poderia acontecer. As oitavas de final foi contra o ucraniano Andrei Medvedev. A partida foi dura e estava empatado em 2 a 2, quando foi interrompida por falta de luz. No dia seguinte Gustavo Kuerten garantiu a vitória ao vencer por 3/2, também de virada.

Nas quartas de final Guga jogou contra um tenista que foi seu rival por anos, o russo Yevgeny Kafelnikov, o atual campeão de Roland Garros. Kuerten foi agressivo desde o inicio, buscando surpreender o campeão, o que deu certo no inicio ao vencer o primeiro set. O russo virou a partida, então Guga mostrou todo seu talento, primeiro aplicando um pneu em um set, para enfim vencer o set derradeiro, derrotando o forte Kafelnikov por 3/2. O brasileiro percebeu que estava jogando muito e o título se tornava algo que poderia vir acontecer. Ele venceu na semi final o belga Filip Dewuf, que vinha do qualifing, também fazendo uma campanha surpreendente. Guga não deu chances para o azar, derrotando o adversário por 3/1. A grande final do Grand Slam foi contra o espanhol Sergi Bruguera, que também já havia sido campeão na França. Kuerten mostrou muita serenidade durante a partida e ele derrotou Bruguera por 3/0, em menos de duas horas de jogo. Com o titulo, Gustavo Kuerten se tornou o primeiro brasileiro a vencer um Grand Slam, e o levou para a vigésima posição do ranking da ATP. Foi um feito histórico do brasileiro. Não foi uma zebra, pois ele voltaria a vencer por mais duas vezes, mas foi em um momento inesperado. Guga deixou uma marca em Roland Garros e no mundo do tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA