Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Minha história com os livros

domingo, 19 de março de 2023

Uma das coisas que mais tenho prazer de fazer é ler livros. Me encanta poder entrar em tantos mundos diferentes e conhecer tantas pessoas através dos personagens e seus contextos. Existe uma frase que diz que quem lê livros acaba vivendo mais de uma vida e visitando os mais diversos lugares. Uma das cenas que mais gosto de viver é estar sentado com um livro em mãos lendo grandes histórias. Costumo dizer que aqueles que leem muito acabam escrevendo melhor, falando melhor e tendo uma percepção melhor das coisas. É difícil dobrar uma pessoa que tem hábito de leitura. Sendo assim gostaria de contar como embarquei nesse fantástico mundo da literatura.


Conheci a literatura ainda muito pequeno, através dos livros da escola, e não falo daqueles indicados pelo professores, dos quais naquele momento não possuía nenhum interesse. Mas investigando a biblioteca escolar encontrei "A volta ao mundo em oitenta dias", de Julio Verne. Que experiência fantástica embarcar naquele mundo de viagem e aventura. Depois disso não teve mais jeito, o bichinho da leitura me picou e nunca mais me largou. Me envolvi então em tantas outras leituras, não apenas em livros, mas também em quadrinhos e revistas. Posso dizer que não consigo ficar uma semana sem ler nada. Sabe o que também me encanta? Poder entrar em uma livraria e passar ali horas vendo aquelas obras, folheando e me encantando. Acontece que depois dessa fase da infância parei com as leituras de livros do romance, entrando em uma fase de livros cristãos. Mas também foi uma ótima fase, pois essas leituras me marcaram profundamente, formando caráter e me edificando muito. Passei então a ter sempre esse tipo de habito, ler livros cristãos e um romance, além de ótimas biografias.

O meu retorno aos romances veio através da irmã de um amigo meu, que me emprestou o livro "O jogo do anjo", e assim conheci o meu escritor favorito, Carlos Ruiz Záfon, que escreveu o meu livro favorito, chamado "A sombra do vento". Embarquei em uma série de livros nacionais, os clássicos escritos por Machado de Assis, Aluísio Azevedo, entre outros. Quando comecei a trabalhar em uma empresa com computador o dia inteiro passei a me tornar um leitor veroz, chegando a ler dois livros por semana, com um ritmo de no mínimo cinquenta páginas por dia. Ganhei da minha esposa o melhor presente que um leitor poderia ter, um Kindle, e assim posso carregar dentro dele uma centena de livros comigo. Um dos meus sonhos é escrever um romance, devido a influencia que tantos livros causaram em mim, mas isso é um projeto, que espero um dia conseguir realizar. Amo ler romances, mas também me delicio com contos, aquelas histórias curtas que nos impactam profundamente. Sou apaixonado por livros policiais, e me lembro de ler muitas obras da Agatha Christie. Enfim, o escrito Záfon relatou em suas histórias o "Cemitério dos livros esquecidos", que era um local com todos os livros do mundo. Que fantástico seria ter um lugar desses para mergulhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA