Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Legião Urbana- Que país é este

sábado, 4 de março de 2023

 Em 1987 a banda Legião Urbana lançava o seu terceiro álbum, mesclando em músuicas com muito rock e guitarras e canções mais leves, com o violão de Renato Russo guiando o som. Esse disco fez sucesso, conseguindo uma venda de mais de um milhão de cópias por todo o Brasil. Com o país vindo de uma recente ditadura militar, a banda traz um nome que coloca os ouvintes a refletir sobre o nosso país e para onde estaríamos indo nos próximos anos. Renato começava claramente a se levantar como uma voz para essa geração. Essa produção foi forçada pela gravadora, buscando repetir o sucesso do álbum "Dois". Sem um repertório novo, a Legião trouxe diversas composições antigas, com apenas duas músicas sendo escritas após o segundo disco. Ainda assim, o público queria ouvir o que o Legião tinha para falar.


Renato Russo resolveu o problema da gravadora e sua insistência em gravar o terceiro álbum. O vocalista trouxe músicas da época de sua antiga banda, o Aborto elétrico, outras canções de sua época onde era vocalista solo sendo o Trovador solitário, além das duas obras novas que ele escreveu para esse trabalho. A primeira música traz o tema "Que país é este", que é cantada até os dias de hoje, sendo uma composição de sua antiga banda. Renato busca mostrar a realidade do Brasil e do seu povo, querendo buscar uma identidade em forma de critica para a nossa nação. O rock, suas guitarras e letras de critica social aparecem em "Conexão amazônica" com Renato criticando algumas matérias da escola, principalmente química. "Tédio(cm um T bem grande pra você" é típica letra de um jovem falando sobre seus problemas com o ato de não fazer nada. As canções em formato mais elétricas termina com "Depois do começo" e "Química". Essa segunda chegou a ser gravada pelo Herbert Vianna e sua banda Paralamas do sucesso.

A segunda parte de "Que país é este" é bem diferente, tendo mais espaço para Renato Russo como o Trovador solitário. A primeira música desse formato vem com "Eu sei", que é muito bonita e sua letra cheia de reflexões. O grande sucesso do Legião Urbana esta nesse disco, a famosa "Faroeste caboclo", que possui nove minutos, com uma letra em formato storytelling, onde Renato conta a história de João, um homem que tentou ganhar a vida em Brasília e enfrentou diversos problemas. Cantar essa letra inteira é um grande orgulho para os fãs da banda. As duas músicas escritas por Renato exclusivamente para esse álbum são as que fecham o trabalho. Primeiro temos a linda "Angra dos reis", cheia de sentimentalismos ao falar sobre emoções e sentimentos. Por fim, temos "Mais do mesmo", com as guitarras voltando e Rebato gritando os seus ótimos versos. A letra critica a mesmice das coisas e das situações da vida. Com este álbum o Legião Urbana conseguiu se afirmar como uma das principais bandas do rock nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA