Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Dance, Dance, Dance. Uma obra de Haruki Murakami

quinta-feira, 3 de março de 2022

Gosto muito da cultura japonesa, e isso inclui a leitura de livros do país nipônico. Na minha opinião, o melhor escritor do Japão se chama Haruki Murakami, que já escreve livros a muitos anos e possuí em seu currículo mais de dez obras já publicadas. Gostaria de falar um pouco sobre um deles, mais precisamente do livro "Dance, Dance, Dance". Apesar do nome, a história não tem nada a ver com dança, mas cita sim o universo da música durante toda trama, muito por conta do próprio histórico de Murakami, que diz que escrevia suas obras ao som de muita música. Este livro faz parte da trilogia do "rato" e é muito bom.


Este livro faz parte de todo um contexto já apresentado em livros anteriores, como por exemplo "Caçando carneiros", mas fique tranquilo, você consegue ler esta obra sem ter lido as outras, eu mesmo acabei lendo este livro sem acompanhar o que aconteceu antes. O personagem principal não possui nome, e durante a narrativa acompanhamos a vida frustrada e muito sem sentido que ele vive. É um homem separado, que não consegue firmar um relacionamento amoroso por muito tempo, além de trabalhar com escrita, mas de uma forma automática, se denominando apenas de um limpa-neve, ou seja, alguém que faz o óbvio. Murakami nos traz o realismo mágico em seus livros, e aqui isso também acontece, pois o protagonista é atraído para um hotel em outra cidade, mas ao chegar lá, percebe que não é o mesmo que conheceu, mas dentro dele existe aquela sua simples lembrança, através de um ambiente mágico, com um carneiro falante. Mas fique tranquilo, o libro não é sobre o animal citado.

"Dance, Dance, Dance" é sobre as relações humanas e o quanto que ela pode nos transformar. O solitário protagonista acaba conhecendo uma adolescente neste hotel, chamada Yuki, de quem acaba tomando conta após ver a mãe ausente da menina sumir no mapa. O protagonista e Yuki são ligados através da música, além dela ter algumas sensações sobre as pessoas. Juntos viajam até para o Hawaii, e o protagonista vê o quanto pode aprender e ajudar a garota a se relacionar com as pessoas, já que ela é muito introvertida. O personagem principal esta a procura de Kiki, uma jovem da qual teve um romance, mas não consegue mais encontrá-la, e acaba se vendo em uma trama de morte de mulheres e o mercado da prostituição. Ele também reencontra Gotanda, um amigo de escola. Gotanda é um ator, mas na verdadae é um escravo da mídia, pois é obrigado a fazer filmes que não gosta, comprar o que não precisa e viver uma vida que não gosta, mas por dividas se obriga a isso. Nosso protagonista também vive um romance com uma jovem recepcionista do hotel. "Dance, Dance, Dance" é uma ótima narrativa, que busca nos ensina muito através da vida e conflitos de cada personagem, mostrando o protagonista em busca de respostas sobre Kiki, enquanto busca sentido na vida como ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA