Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #14 - Thiago Bertoldo

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A entrevista dessa semana é com Thiago Bertoldo. Ele que após a sua graduação em Design Gráfico ingressou na carreira de professor na Universidade Anhanguera de São Caetano do Sul, onde chegou ao posto de coordenador do curso de Publicidade e propaganda. Thiago também é diretor de sua empresa, a Oficina B. Como um apaixonado por estudos ele também é especialista em Marketing e mestre em comunicação.


1-) Como surgiu o desejo de se tornar professor?
Eu estava cursando a pós graduação, quando um professor me convidou para assumir aulas em uma escola de tecnologia. Eu não tinha experiência alguma e também não me passava pela cabeça lecionar, mas como as disciplinas eram afins a minha área de curso(Marketing), topei o desafio e aceitei a proposta. Desde o primeiro dia, percebi que lecionar não era apenas formar profissionais, mas antes disso, era formar pessoas, por isso me apaixonei pela área da educação, e nela, estou até hoje.

2-) Como você enxerga o cenário da educação no Brasil hoje?
hoje, temos algumas lacunas muito latentes entre o ensino médio e o superior. Hoje o problema maior da educação é a base(fundamental e médio). Ao meu ver, o aluno não é preparado para encarar desafios maiores, e quando ingressam no ensino superior, imaginam que essa etapa irá preencher alguns trechos do aprendizado que a base não lhe deu. Paralelo a isso, temos profissionais da área que tratam a educação como "subempregos", o que acarreta diversos problemas de formação.

3-) Na sua opinião, qual deve ser o principal papel do professor?
O professor deve ter o papel de "provocador", ou seja, deve incitar o aluno a buscar conhecimento além da sala de aula, e deve se antenar no que acontece em sua área para que posicione o aluno dentro do mercado que ele escolheu atuar via curso de graduação escolhido, isto é, mostrar para o aluno como ele vai aplicar o conhecimento adquirido em seu dia a dia de trabalho. Hoje, entendo que não temos mais espaço para professores que apenas "passam a matéria", mas sim, para professores que situem o aluno nas suas futuras áreas de atuação.

4-) Como administrar os problemas da vida escolar com a vida pessoal?
É complicado, mas deve se olhar para eles separadamente. O que é "vida escolar" em um momento, e o que for "vida pessoal" em outro. Os dois precisam andar em paralelo, mas em momentos diferentes, um terá de ser prioritário em relação ao outro. O aluno não pode, sobremaneira, dar mais importância a vida pessoal do que a vida escolar e vice versa. Estudos são estudos e vida pessoal é vida pessoal. Um não pode se deixar dominar pelo outro. Tem de saber separá-los e dedicar a eles o tempo que lhes é devido, no momento certo para cada atividade.

5-) Quais dicas você daria para um aluno recém formado em um curso de graduação?
Não parar com os estudos! Graduação é apenas o ponto de partida. Procure diferenciais(Pós, MBA, Mestrado) em relação a sua concorrência. Dedique-se a sua área de atuação profissional mais do que os outros. Seja curioso e tenha a mente aberta para novos desafios. Leia mais publicações de sua área, bem como ter contato com profissionais que atuem onde querem atuar. Desenvolva trabalhos(porque não voluntários) apenas pelo prazer de aprender. Ou seja, pense diferente, invista em você. Conhecimento e experiências são qualidades que ninguém pode lhe tirar, portanto, esteja sempre um passo a frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA