Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Capitão Fantástico e o confronto contra a sociedade atual

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Em 2016 foi o ano em que o Filme Capitão Fantástico foi lançado, trazendo uma critica para a sociedade atual, querendo confrontar o estilo de vida em que vivemos, mostrando novas possibilidades de vida. A trama apresenta um homem viúvo, chamado Ben, que cria seis filhos longe da sociedade, buscando ensiná-los a viverem de forma rústica, para não serem contaminados pelo contexto da sociedade. Mas não pense que as crianças são burras, longe disso. Cada um dos seus filhos conhecem sobre Filosofia, história e muitos outros assuntos. Ben investiu pesado no ensino de cada um deles, apresentando Livros corretos, além de ensiná-los a sobreviverem em situações de perigo. Mas o quanto isso é correto? As crianças conseguiriam viver em um mundo comum?


Ben é interpretado de forma magistral por Viggo Mortensen, onde vemos uma de suas melhores atuações, sendo muito verdadeiro em cada cena. Após a morte da esposa, Ben acaba levando seus filhos para a sociedade e o que ocorre é um choque de ambos os lados, tanto dos filhos que se comportam de maneira estranha, como também da família, que não aceita a forma que Ben tira a liberdade dos filhos de viverem. Ai então que entra os argumentos de Ben, que mostra que seus filhos são mais inteligentes do que qualquer pessoa. Ben diz que os filhos é que são verdadeiramente livres, não sendo manipulados por nenhum sistema politico ou social. Acontece que apesar disso, seus filhos acabam sendo como animais quando são soltos na Selva, não conseguem sobreviver a realidade. Em uma das cenas do Filme vemos sua filha caindo do Telhado, levando a Ben a contestar se de fato o que ensina aos filhos é seguro, e se não seria melhor deixá-los viverem com os avós.

O filho mais velho também passa por uma situação constrangedora, quando elogia uma mulher e cita poemas, sendo bem diferente do que garotos da Cidade fazem com as meninas. É bonito, mas a moça encara isso de forma estranha e ele não entende o por que. Não podemos negar o amor de Ben pelas crianças, ele de fato as ama, mas o seu sistema de ensina acaba encontrando muitas falhas. Acredito muito na educação auto didata, pois creio que se pode aprender muitas coisas sozinhos, lendo Livros específicos, rejeitando outros que nos obrigam a ler. O grande problema é que o isolamento não resolve tudo, é preciso socializar, já que são nas relações que o ser humano cresce. É isso que Ben se esqueceu, pois ao esconder os filhos do mundo acabou tirado deles a chance de enfrentar os conflitos e desafios de viverem em comunidade. Gosto da decisão final de Ben, pois ele prefere pensar no crescimento de cada um deles ao invés de ficar preso em suas raízes. Ele fez um bom trabalho, criou ótimas pessoas para a sociedade, mas agora era preciso o segundo passo, deixar os filhos aplicarem o que aprenderam no contexto das relações. Capitão Fantástico é um Filme muito bonito, que fala de amor, de família e que tem uma cena belíssima ao som de "Sweet Child o mine".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA