Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O castelo animado

domingo, 17 de março de 2024

No ano de 2004 o famoso estúido Ghibli lançava mais uma de suas animações icônicas, dessa vez com o diretor Hayao Miyazaki dirigindo e produzindo toda a trama, após tantos prêmios de sua animação anterior, "A viagem de Chichiro". Como sempre, a marca do estúdio Ghibli é trazer humanidade e expressar as emoções do ser humano para as suas animações. Tudo é muito bem construído em "Castelo animado", onde temos ótima fotografia e gráficos, além de um roteiro muito bem escrito, buscando mostrar as crises de seus personagens e como eles lidam com seus problemas. A mensagem que fica é a busca pelo coração do protagonista, que aos poucos vamos entendendo o motivo desse desejo por parte da antagonista. 


Sempre conectada as fantasias japonesas, o roteiro da trama fala a respeito de um castelo animado, que se movimenta pelo país, tendo como capitão o mago Howl. A jovem Sophie acaba tendo a experiência de conhece-lo, mas em seguida acaba sendo amaldiçoada por uma bruxa, que a leva a ser transformada em uma velha senhora. Sem conseguir mais encontrar sentido em morar onde vive, Sophie parte pela cidade e acaba por ser direcionada por um espantalho até o castelo animado. Ao chegar, Sophie se coloca como a empregada da locomoção, começando a limpar todas as coisas que estão lá dentro. Sendo assim, ela conhece a criança Markl e a chama de fogo chamada Calcifer, que é na verdade aquele que conduz a movimentação do castelo. Howl de inicio não a reconhece, mas logo acaba por perceber que Sophie esta debaixo de uma maldição. Percebemos que Howl também foi amaldiçoado e acaba sendo levado a se transformar em um pássaro, e muitas vezes acaba por perder o controle de quem de fato é. Uma das cenas mais bonitas é quando o castelo chega a frente de um grande mar, e então Sophie desce do castelo para somente apreciar aquele momento.

Toda a fotografia do anime é muito bonita, com as imagens cheios de cores e os personagens sendo muito bem detalhados, tanto nos movimentos como também em suas expressões. A madame Suliman é uma maga que esta atrás de Howl, para usar os seus poderes para enfrentar o pais vizinho em uma guerra. Sophie acaba indo para o castelo dela, onde vê a bruxa que a amaldiçoou sendo levada por Suliman a ficar ainda mais velha. Suliman percebe que Sophie esta com Howl e ama ele. Quando as coisas ficariam difíceis para ela, Howl surge para salvar a garota. Outra cena muito boa é quando eles começam a sair do castelo, e quando Sophie consegue convencer Calcifer a sair do castelo, ele é destruído, mas a maldição de Sophie é desfeita. Quando ela beija o espantalho, ele se torna um príncipe, que também estava amaldiçoado. Sophie, agora mais jovem, pode viver seu amor com Howl. "O castelo animado" trata sobre saber lidar com as circunstâncias adversas, pois mesmo com cada um tendo uma maldição, não pararam suas vidas, mas seguiram buscando ser o melhor que elas poderiam ser. Uma ótima mensagem produzida por Hayao Miyazaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA